Reunião on-line entre ProfiTec, CCT e Marandu trata sobre Jornada UEMA de Empreendedorismo Inovador

Por em 11 de maio de 2023

Na tarde de ontem (10), coordenadores, professores e alunos do Programa de Formação Profissional Tecnológica (ProfiTec) e do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) participaram de uma reunião on-line com representantes da Agência UEMA de Inovação, Empreendedorismo e Relações Institucionais (Marandu) para tratar sobre a Jornada UEMA de Empreendedorismo Inovador.

Durante a reunião, os professores Mauro Carozzo e Ariana Pimentel, membros da Marandu, falaram sobre os requisitos para formação das equipes que poderão se inscrever, a partir de hoje (11), na Jornada, além de esclarecerem as dúvidas sobre os tipos de propostas que podem ser submetidas.

Para o coordenador geral do ProfiTec, Lúcio Campos, é importante a participação dos estudantes e professores nesse tipo de iniciativa.

“Nossos estudantes têm muito interesse por questões que envolvam empreendedorismo, então acho que é importante que tenhamos conhecimento sobre eventos e atividades dessa natureza para orientá-los da melhor maneira possível. A nossa ideia é essa: formar cidadãos empreendedores. O estudante precisa entender que ele pode tanto trabalhar em uma empresa quanto abrir seu próprio negócio. Que essa jornada renda bons frutos”, disse.

De acordo com a coordenadora de Projetos do ProfiTec, Priscila Gadelha, o interesse dos estudantes do Programa em participar da jornada e a busca por mais detalhamento sobre a criação de equipes mistas tornaram essencial a realização da reunião com os organizadores do evento.

“Parabenizo a equipe que formulou o edital da Jornada porque foi construído de modo a incluir e engajar os estudantes de programas especiais da universidade, como o ProfiTec. Nós percebemos uma procura por parte de nossos alunos em participar dessa iniciativa e queremos entender melhor a respeito do evento para facilitar na orientação dos interessados em formar equipes e submeter propostas”, comentou.

Segundo o professor Mauro Carozzo, a intenção é realmente envolver o maior número de estudantes e impulsionar uma cultura empreendedora e inovadora.

“Essa jornada traz vários benefícios como a criação da cultura do empreendedorismo e da inovação dentro do ambiente acadêmico, um alavancar da pesquisa,  além de que a criatividade e as ideias apresentadas possam ser aplicadas para contribuir com a universidade e sociedade como um todo”, disse.

Sobre a Jornada UEMA de Empreendedorismo Inovador

A Jornada, que iniciará em 1º de junho, durante o evento Nordeste ON (Neon) 2023, no Multicenter Sebrae, tem como objetivo a construção de ideias inovadoras com foco no desenvolvimento sustentável do Estado do Maranhão, além de despertar e desenvolver competências empreendedoras na comunidade acadêmica.

As inscrições das equipes iniciam amanhã (11) e podem ser feitas até 21 de maio, pelo site https://marandu.uema.br/.

Cada equipe deve ser composta obrigatoriamente por um estudante do primeiro período, dois alunos de cursos regulares diferentes e ao menos 1 aluno de um dos programas especiais. As equipes também podem ter professores, egressos e alunos de pós-graduação. Todas as orientações sobre a Jornada estão disponíveis no edital, acesse aqui.

Durante 3 meses, as equipes selecionadas irão participar de workshops, mentorias coletivas e por equipes, meetups, dentre outras atividades, para desenvolverem suas propostas. As melhores propostas serão premiadas no dia da apresentação final.

Por Débora Souza