ENADE 2023: Sua chance de aumentar a empregabilidade

Por em 10 de maio de 2023

Os alunos dos cursos da Universidade Estadual do Maranhão – Uema, nas áreas da Saúde, Ciências Agrárias, Engenharias, Arquitetura e dos Cursos Superiores de Tecnologia, nas áreas de Ambiente e Saúde, Produção Alimentícia, Recursos Naturais, Militar e Segurança realizarão, no dia 26 de novembro de 2023, um exame que poderá aumentar as chances de empregabilidade.

A Divisão de Acompanhamento e Avaliação do Ensino – DAAE da Pró-Reitora de Graduação – PROG da Uema tira as principais dúvidas sobre este importante processo:

É o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes de Graduação e tem como propósito avaliar a qualidade da formação dos alunos nas Instituições de Ensino Superior. Esta avaliação é realizada através da aplicação de uma prova que acontece em ciclos trienais.

Um bom desempenho na avaliação do ENADE contribui de forma decisiva para o aumento da visibilidade dos cursos e, por consequência, na empregabilidade dos alunos. Inúmeras empresas de recrutamento usam os relatórios de avaliação do ENADE para identificar se o estudante desenvolveu a competência necessária para função requerida pelo mercado. Além disso, uma tendência verificada nos processos de ingresso em cursos de pós-graduações (stricto sensu) é a utilização da nota do ENADE como um dos critérios de pontuação nas avaliações de títulos. Desta forma, o empenho dos alunos nesse processo é fundamental para aumentar as possibilidades de acesso ao mercado de trabalho e/ou na carreira científica.

Na edição de 2023, os cursos da Uema que serão avaliados são: Agronomia, Arquitetura, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Medicina, Medicina Veterinária, Zootecnia, Gestão Ambiental, Segurança no Trabalho e Agronegócio.

As provas do ENADE são constituídas por 40 questões entre objetivas e subjetivas. Destas, 33 são relacionadas aos conhecimentos específicos do curso, sendo 30 questões objetivas e 3 subjetivas, e 10 questões de conhecimentos gerais sendo 8 objetivas e 2 subjetivas.

Todos os alunos que tenham integralizado 80% ou mais da carga horária da graduação e/ou previsão de conclusão de curso até julho de 2024.

Em 26 de novembro de 2023.

Fonte: Informações fornecidas pela DAAE/PROG