Alunos de Química do Programa Ensinar/UEMA publicam artigos no livro “Temas de Ciências da Educação”

Por em 4 de maio de 2023

Alunos do Curso de Química do Programa Ensinar de Formação de Professores da Universidade Estadual do Maranhão, Polo Anajatuba, publicaram artigos no livro “Temas de Ciências da Educação”, Volume 2. Os capítulos apresentados no livro são frutos de relatos de experiência originados durante a disciplina Estágio do Ensino Fundamental, ministrada pela professora Vera Lúcia Neves Dias.

Foram dois artigos. O primeiro intitulado “Ensino Fundamental: Relatos de Experiência da Importância do Estágio nas Séries Finais em Escolas do Município de Anajatuba/MA” e o segundo chamado “O Estágio na Docência e sua importância durante a formação da graduação: Relatos de Experiências nas Séries Finais”, de autoria dos alunos Antonio Carlos Oliveira  Sampaio, Rodrigo Dutra Rego, Eliane de Fátima Moraes Silva e Rafael Lisboa Martins e da professora Vera Lúcia Neves Dias.

“Publicações assim melhoram o currículo dos alunos. Publicar capítulo de livro é muito importante. E mais importante, ainda, porque são relatos do estágio deles no ensino fundamental. É a vivência da docência deles, de como realmente é essa realidade em sala de aula”, disse a professora Vera Lúcia.

Para o aluno Antonio Carlos a experiência foi muito rica, uma vez que a pesquisa é importante para a educação. “Há certos momentos na vida que são definidos por grandes vitórias e certamente as minhas publicações estão entre eles. Foi uma conquista enorme que tomou proporções ainda maior graças a professora Vera Lúcia pelo seu papel para este acontecimento. Sem sacrifício e trabalho duro nada se consegue, e toda esta equipe é prova disso. O caminho pode ter sido difícil, às vezes até demais. Mas, todos souberam manter a confiança uns nos outros e nunca desistiram ou afastaram o olhar da meta. Hoje colhemos os frutos dessa dedicação e agora desfrutamos do triunfo. Todos estamos de parabéns e merecemos um síncero agradecimento pelo trabalho feito!”, destacou ele.

De acordo com o acadêmico Rafael Lisboa Martins, é muito prazeroso para o aluno ver algo em que ele tanto se dedicou em pesquisa e vivência sendo realmente reconhecido, além disso, vem a percepção de que o papel do universitário vai além da sala de aula. “Esses dois artigos publicados são fruto de grande aprendizagem que eu e meus colegas de classe conseguimos adquirir durante esses 4 anos de curso, e podemos dizer que valeu a pena cada final de semana estarmos em sala de aula. Para mim, uma dessas recompensas foi a publicação desses artigos. Gostaria de agradecer primeiramente a Deus e à professora Vera, que sempre nos deu força nessa caminhada, que não foi fácil. Muito obrigado!”, ressaltou Rafael.

Acesse os artigos AQUI.

Por: Paula Lima