Aluno do Programa Ensinar/UEMA publica livro que busca mostrar o lado aventureiro e fantástico da Matemática

Por em 3 de maio de 2023

Acadêmico do curso de Matemática do Programa Ensinar/UEMA, Polo de Alto Alegre do Pindaré, publicou o livro “A Profecia de Pascal”. José Ribamar Ferreira da Silva é poeta, escritor e professor da rede municipal de ensino. Publicou sua primeira obra, intitulada: “Viagem à Calculândia, o fantástico país da Matemática”, no ano de 2018, e tem ao todo 8 livros. E agora lança mais um para sua coleção.

“No ano de 2018 eu publiquei meu primeiro livro: Viagem à Calculândia, o fantástico país da Matemática!. Neste livro criei o país da Matemática, com intuito de intervir na relação dos estudantes com a Matemática através da literatura/fantasia. Em 2023, resolvi voltar ao país da Matemática e então escrevi A Profecia de Pascal, que tem como cenário a Calculândia e seus fantásticos seres e lugares. Através dos livros que narram aventuras no país da Matemática, como a busca pela tabuada de ouro ou do valor numérico do infinito, busco mostrar o lado aventureiro e fantástico da Matemática. Também procuro mostrar a importância da Matemática através das histórias de Zeronilde (a galinha que não sabia contar) e da Numeronça (uma fera que desafia as pessoas com problemas matemáticos e devora quem errar), ambos são seres calculandenses e aparecem no livro”, explicou José Ribamar.

Segundo ele, a sua experiência como escritor é uma mescla paradoxal. “De um lado, a alegria de escrever e publicar um livro que julgo capaz de contribuir para a educação e entretenimento do público, de nossos jovens, crianças e adultos. Do outro lado, a desilusão de viver numa sociedade sem o hábito da leitura, cuja cultura se dissolve na mesquinharia inerente ao perfil do nosso povo. Creio que um dia a Calculândia será útil aos professores, leitores, cineastas e à Matemática em si. Por isso, fico contente e não desisto de escrever. A sensação de estar contribuindo para o bem comum e para o enriquecimento cultural de nossa geração é fascinante, é a força motriz de toda a minha produção literária”, destacou o aluno.

A gestão municipal e os alunos do curso de Matemática participaram do lançamento do livro, que aconteceu dia 29 de abril.

Acesse o livro AQUI.

Por: Paula Lima