Conheça o novo Laboratório Inteligente de Inovação Tecnológica da UEMA

Por em 18 de abril de 2023

(Foto: divulgação)

Com o objetivo de proporcionar aos alunos um espaço para discutir novas ideias, estratégias, planejamento e metodologias, o novo Laboratório Inteligente de Inovação Tecnológica do prédio de Engenharia da Computação, na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), está em fase final de homologação.

O espaço já é usado há alguns anos para realização de diversas produções acadêmicas com alunos de graduação e pós-graduação. O laboratório também é responsável por registros de software e pedidos de patentes. Veja alguns dos projetos sendo implementados por alunos:

– Desenvolvimento de tags NFC personalizadas, para gravação de informações pessoais e leitura por smartphones.

– Fechadura eletrônica por biometria de baixo custo, utilizando arduino e conectada a nuvem para registro de informações de acesso.

– GETICompany – Gestão de conteúdo, criação de artes, planejamento e gestão de redes sociais para micro e pequenas empresas.

– Gestão energética de sistemas de refrigeração ambiente.

– Integração de tecnologias para prover conectividade em fazendas de produção agrícola.

“Estamos atualmente trabalhando em 4 projetos de Extensão que prometem dar resultados muito interessantes no curto e médio prazo. Todos ainda sem incentivo, mas que continuaremos tentando obter subsídios para acelerar a conclusão deles”, explica o professor Leonardo Gonsioroski.

O que é o Laboratório?

O Laboratório Inteligente de Inovação Tecnológica (SmartLab) é um laboratório multidisciplinar que se destina a atividades de ensino, pesquisa e extensão, que implementa uma nova e inteligente forma de aprendizado. É um projeto que contempla espaço físico moderno, e busca por meio de projetos integradores aplicar os melhores conteúdos de diversas disciplinas que os alunos do curso de engenharia da computação cumprem ao longo da formação profissional oferecida pelo projeto pedagógico do curso.

(Foto: divulgação)

O SmartLab torna possível o acompanhamento do desenvolvimento do aluno em tempo real. Os alunos e professores trabalham dentro de valores que são a mola mestra do laboratório: Conhecimento, Autonomia (liberdade e responsabilidade), Empreendedorismo, Trabalho em Equipe e Inovação/Criatividade.

Por: Anne Cascaes