Colação de Grau em Caxias gradua cerca de 150 formandos

Por em 13 de abril de 2023

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) realizou na noite de ontem (12), a cerimônia de outorga de grau do Campus Caxias, que reuniu gestores, professores, familiares e amigos dos formandos.

A outorga foi concedida a cerca de 150 formandos dos cursos de Administração Pública, Ciências Biológicas Licenciatura, Ciências Naturais Licenciatura, Ciências Sociais Licenciatura, Enfermagem Bacharelado, Física Licenciatura, Geografia Licenciatura, História Licenciatura, Letras Licenciatura, Matemática Licenciatura, Música Licenciatura, Pedagogia Licenciatura, Química Licenciatura e Curso Superior em Tecnologia de Alimentos.

O reitor da UEMA, Walter Canales Sant’Ana, destacou: “O momento é de coroamento de um ciclo almejado e capaz de transformar vidas. Vocês devem estar hoje mais preparados para encarar o novo do que exatamente ter absorvido de forma rígida todos os conteúdos das disciplinas por que passaram. Espero que o período na Universidade tenha desenvolvido algumas competências para que vocês possam enfrentar as mudanças, ter habilidade para lidar com o inesperado e ainda preservar seu equilíbrio em situações diversas. Assim caros formandos, finalizo desejando que não parem de estudar, vivam intensamente e façam desse mundo, um mundo cada vez melhor. Que retribuam com trabalho e pesquisas a sociedade que tanto precisa. Que vocês tenham sucesso e reconhecimento ao longo de suas vidas”.

A formanda, Mikaelly Santos dos Santos, do curso de Ciências Biológicas, foi a oradora oficial dos concludentes da noite e durante seu discurso disse: “A princípio, me vi em um grande desafio por ter a responsabilidade em mãos de um discurso, de transferir a emoção de cada curso, cada indivíduo em específico, mas é com o coração transbordando de alegria que represento todos os formandos nesse momento solene. Tivemos vários desafios nesses anos de caminhada, apesar de todos os ocorridos, obtivemos lições e uma delas sem sombra de dúvidas resulta em força. Por tanto, toda espera e dedicação fizeram da gente rosas desabrochadas, prontas para alcançar a essência de ser ainda melhor no que fazemos. Agora teremos em mãos a vitória do momento esperado. Conseguimos!”

Em seu discurso, a diretora do Campus Caxias, Valéria Cristina Soares Pinheiro falou: “Hoje, na condição de gestora do Campus Caxias, junto com professores, alunos, servidores e familiares, escrevemos um novo capítulo na história dessa Instituição, marcada pelo espírito de solidariedade, de inclusão social e de respeito. Esse momento de júbilo e de alegria pela conclusão do curso superior de vocês, tem apenas uma finalidade: fortalecer os nossos propósitos para que como herdeiros da história que nos antecedeu, possamos assumir o compromisso de deixar para as próximas gerações o legado de produção da ciência. Quis a mão do destino que chegasse aqui, pela terceira vez, trazendo nas mãos um cesto de trabalho e um coração disposto a aprender mais, a contribuir, a servir aos preceitos do ensino, da cultura e da arte”.

Ao final da cerimônia, como forma de reconhecimento aos graduados de cada um dos campi que tiveram melhores desempenhos na trajetória ao longo do curso de graduação, foram entregues títulos de Mérito Acadêmico.

Lista dos formandos que receberam o Mérito Acadêmico:

Ciências Biológicas Licenciatura: Mikaelly Santos dos Santos

Ciências Naturais Licenciatura: José Carlos Sena Lima

Ciências Sociais Licenciatura: Vera Lúcia Santos de Araújo

Enfermagem Bacharelado: Misslane Morais da Silva

Física Licenciatura: Gilserlane Silva Martins Júnior

Geografia Licenciatura: Elinalva Oliveira Lima

História Licenciatura: Marta Gleiciane Rodrigues Pinheiro

Letras Licenciatura em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa: Rita Miranda Pinto

Letras Licenciatura em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literaturas: Valéria de Carvalho Santos

Matemática Licenciatura: Uanderson de Moura Farias

Pedagogia Licenciatura: Jackeline Araújo Silva Alves