SRI e ODS realizam primeiro encontro de Ciclo de Debates

Por em 12 de abril de 2023

A Universidade Estadual do Maranhão por meio da Superintendência de Relações Internacionais – SRI e a Assessoria Especializada na Articulação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS da Universidade Estadual do Maranhão realizaram o primeiro encontro do Ciclo de Debates SRI – ODS.  O evento aconteceu no dia 10 de abril no Auditório do UEMAnet.

Na ocasião, o professor Christopher Brown, da Universidade do Kansas, Estados Unidos, ministrou a palestra “Ecologia política e mudança no uso da terra: reflexões sobre Amazônia”, em que tratou sobre os conceitos de conservar e produzir a partir de uma perspectiva geográfica, além de apresentar os trabalhos e pesquisas desenvolvidas na Amazônia pelo prof. Christopher desde os anos 90.

Doutor em Geografia pela Universidade da Califórnia, Mestre em Estudos Latino-americanos pela Universidade do Kansas e Bacharel em Biologia também pela Universidade do Kansas, Cristopher Brown tem focado suas pesquisas no desenvolvimento sustentável da Amazônia brasileira.

Na sua visita à UEMA, o professor da Universidade do Kansas conheceu o presidente do Imesc, Dionatan Carvalho, e a professora da UEMA, Dra. Arydimar Vasconcelos Gaioso, do Programa de Pós-Graduação em Cartografia Social e Política da Amazônia – PPGCSPA. Na oportunidade, foram apresentados trabalhos e pesquisas desenvolvidas no Maranhão relacionadas à Amazônia.

“Estou impressionado com os trabalhos que vi aqui. Vai ser um desafio contribuir, porque há tanta coisa já feita e sendo feita. Mas não saberemos sem mais interações. Em julho pretendo voltar para cá e no decorrer desse tempo teremos muitas conversas dentro de nossa equipe.  É minha intenção de pesquisa trabalhar em parceria”.

No Ciclo de Debates, foi assinado um Protocolo de Intenções entre a UEMA e a Universidade do Kansas. O documento segue agora para assinatura de representantes da instituição americana. Na ocasião, Christopher Brown agradeceu ao Reitor da UEMA, professor Walter Canales, pela parceria que será firmada via protocolo.

O evento teve com o apoio dos programas de Pós-Graduação em Geografia, Natureza e Dinâmica do Espaço – PPGEO; Pós-Graduação em Ecologia e Conservação da Biodiversidade – PPGECB; Pós-Graduação em Biodiversidade, Ambiente e Saúde – PPGBAS; Pós-Graduação em Agricultura e Ambiente – PPGAA; Pós-Graduação em Cartografia Social e Política da Amazônia – PPGCSPA; Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioespacial e Regional – PPDSR; Pós-Graduação em Agroecologia e Núcleo de Tecnologias para Educação – UEMAnet.

A palestra pode ser encontrada no canal oficial da SRI no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=Bz_-ShxtbAU

Por: SRI-UEMA / ASCOM-Gabrielle Siebra

Foto: Alessandra Medina