UEMA inaugura Centro Caixeiral, prédio que irá abrigar cursos do CCSA

Por em 4 de abril de 2023

O Governador do Maranhão Carlos Brandão, o reitor Walter Canales e vice-reitor Paulo Catunda da Universidade Estadual do Maranhão, estiveram acompanhados na manhã desta terça-feira (04), para a entrega e inauguração do novo prédio do Centro Caixeiral, que abrigará os cursos do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da capital, localizado na Praça Benedito Leite, cartão postal de São Luís.

Também estiveram presentes na solenidade as Pró-reitoras Therezinha de Medeiros da Pró-reitoria de Infraestrutura e da professora Ilka serra, pró-reitora de extensão e assuntos estudantis durante a entrega e inauguração do novo prédio. Após a revitalização, o prédio irá começar abrigando o curso de Direito, e posteriormente, também será a casa de outros cursos do Centro de Ciências Sociais Aplicadas de São Luís.

“A inauguração de hoje remete à conquista de grandes sonhos dos alunos e professores do CCSA. Para o curso de Direito, está presente fisicamente no Centro Histórico da capital remete a possibilidade de estar próximo dos campos de estágio, uma vez que estamos próximos dos tribunais e outros ambientes de estágio como escritórios, NPJ, colocando nossos alunos próximos ao mercado de trabalho ainda durante a graduação”, explica a Diretora do Curso de Direito, a professora Jaqueline Alves da Silva Demétrio, que também marcou presença na inauguração do novo prédio.

“Como egresso da Universidade Estadual do Maranhão, cumpro meu dever como ex-aluno em poder entregar às novas gerações da universidade um prédio novo em um local estratégico que possa ajudar os nossos futuros profissionais no mercado de trabalho, gerando cada vez mais emprego e renda para o Estado do Maranhão”, comentou o Governador do Estado, Carlos Brandão.

O Centro Caixeiral abrigava a Escola Técnica de Comércio. Chegou a ser recolhimento de Nossa Senhora da Anunciação e Remédios e asilo de moças como Educandário Carmelita de São Luís. Pertenceu ao maçom Salomão Souza que, em vida, doou para Loja Maçônica Renascença Maranhense. Funcionou, também, como um centro de ensino técnico.

“Hoje é um dia de festa para a Universidade Estadual do Maranhão, estamos cada vez mais consolidando nossa presença no Centro Histórico de São Luís. A UEMA está hoje presente em cinco edificações aqui no coração da capital com os cursos de história, cursos de música, curso de arquitetura e agora o curso de direito, entre os outros cursos que irão ao decorrer do semestre se instalar aqui no Centro Caixeiral, então é uma meta trazer mais cursos para do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, como por exemplo com o curso de Relações Internacionais para que venhamos aí sim consolidar essa presença”, comenta o professor Walter Canales.

Por: Gabrielle Siebra

Fotos: Governo do Estado