Professor da UEMA é o entrevistado destaque na Rádio Assembleia Maranhão


Por em 3 de abril de 2023



                                                 

O professor e coordenador de pesquisa Cláudio Eduardo de Castro do departamento de Geografia da Universidade Estadual do Maranhão concedeu uma entrevista para a Rádio Assembleia do Maranhão durante o programa ‘Diário da Manhã’, apresentado por Ronald Segundo, marcando e estreando como a primeira entrevista ao vivo da rádio. 

Durante o programa, o professor explicou para o apresentador e os ouvintes mais detalhes técnicos de forma simples e didática da situação do município de Buriticupu, que devido às fortes chuvas das últimas semanas geraram abismos de até 70 metros de profundidade e 500 metros de comprimentos na cidade. Moradores foram forçados a sair do local por medo de serem “engolidos” pelos abismos.

“Voçoroca é um fenômeno causado pelo ser humano. Na natureza, esse tipo de erosão tanto do solo quanto da geologia que está abaixo dela é comum, mas não tem em tal dimensão. Porque a cobertura vegetal é muito resiliente. Quando você tem um abatimento de árvores, elas caem porque há uma erosão, há rapidamente novas plantas quem vem e colonizam, pois são plantas adaptadas e criam um ambiente para que as plantas mais duradouras, mais altas da floresta propriamente dita, possam recompor aquele lugar”, conta Cláudio. 

“A partir do momento que nós intervimos e causamos uma infraestrutura que intervém no ambiente, nós aceleramos esse processo com o desmatamento. No caso de Buriticupu especificamente, a primeira atividade econômica foi a remoção da floresta nativa por causa da madeira, logo depois vem a pecuária, e agora uma cidade que se assenta na parte mais alta e que vai impermeabilizar o solo e carrear essa grande quantidade de chuva para a borda da parte alta onde viabiliza que esse tipo de situação aconteça no município de Buriticupu”, explica o professor.

Por: Gabrielle Siebra



Últimas Postagens