Aluna de História da UEMA é destaque em projeto sobre a arte fotográfica e o comércio de retratos nos jornais maranhenses do século XIX

Por em 31 de março de 2023

“Por trás dos Olhos: A arte fotográfica e o comércio de retratos nos jornais maranhenses do século XIX (1860-1899)”. Esse é o tema do projeto de extensão da graduanda do curso de História da Universidade Estadual do Maranhão Campus Caxias, Igênia Moraes Silva Gomes. O projeto teve a orientação do professor Eloy Barbosa de Abreu.

O objetivo foi analisar a arte fotográfica e seus desdobramentos no Maranhão oitocentista (a partir da década de 1860), a fim de compreendê-la transcendendo o próprio ato de fotografar, da produção de registros fotográficos e da contemplação de uma fotografia.

“Buscamos compreender e perceber o significado simbólico que a fotografia assumiu e, por conseguinte, influenciou o comércio de retratos no final do século XIX. Ao longo do tempo, ela vem se destacando e sendo utilizada, também, para fins científicos e como fonte de análise histórica. É um instrumento de relevância no processo de construção do conhecimento histórico e conservação da memória individual e coletiva”, explicou Igênia.

Segundo ela, é perceptível que se vive, atualmente, em uma sociedade midiatizada, na qual a fotografia é acessível e praticamente todas as pessoas possuem fotos, sejam elas em meio físico, ou digital. Interesse que vem desde os antepassados, que nas épocas mais remotas representavam a si próprios, a outrem, aquilo que visualizavam a sua volta, acontecimentos e até mesmo o próprio imaginário, seja por meio das artes visual ou plástica.

“O retrato e o álbum fotográfico se tornaram verdadeiras relíquias, pois os registros evocam lembranças e despertam emoções no observador que as contempla. Desde o seu advento até os dias atuais, a fotografia passou por diversos avanços e aperfeiçoamentos em sua técnica, e continua sendo muito requisitada. Diante disso, estudar essa arte e a sua comercialização nesse recorte espaço-temporal torna-se interessante, pois se trata de um assunto diretamente relacionado à realidade de praticamente todas as pessoas”, destacou.

A pesquisa resultou na produção de materiais didáticos, que inicialmente foram pensados para serem disponibilizados nas escolas da educação básica, mas que por sua acessibilidade, podem vir a ser disponibilizados em outros espaços de saber. Trata-se de um paradidático e um audiovisual, contemplando o que foi evidenciado ao longo da pesquisa.

O trabalho também possibilitou a produção do artigo científico “RETRATOS À REMBRANDT: Hygino Soares e o comércio de fotografias no Maranhão Oitocentista”.

“Considero que a pesquisa, em termos específicos, ainda tem muito a explorar, mas impacta – agora e futuramente – em pesquisas na área, a partir dos materiais produzidos por meio das fontes de pesquisa, da metodologia de pesquisa e do acervo bibliográfico consultado. Nosso próximo desafio é a publicação do material didático por alguma editora e distribuição nas escolas da rede pública de ensino de Caxias e São Luís”, ressaltou.

Para chegar a esse resultado foi necessária muita pesquisa. A primeira fase do projeto foi uma revisão bibliográfica das obras que tratam sobre a origem, características, teorias, simbologias e diversos outros temas relacionados à fotografia, possibilitando a compreensão do tema em aspectos gerais e específicos.

Depois foram cruzados dados de diferentes fontes. Cruzando as informações dos periódicos, linguagem escrita, com as fotografias, linguagem visual, foi possível estabelecer relações e evidenciar características pertinentes à pesquisa contidas no campo imagético da fotografia e no verso delas, como os objetos que compõe o cenário; a dedicatória no verso dos “cartões de visita”; as poses; o rosto ou olhar direcionado à lateral da câmera; as indumentárias e acessórios dos representados; fotografias de busto e de corpo inteiro; ou seja, detalhes que possibilitam a compreensão acerca da técnica fotográfica.

A pesquisa já foi concluída, mas a aluna pretende continuá-la até o seu Trabalho de Conclusão de Curso. “Um tema que eu efetivamente me interessei em pesquisar e pela trajetória percorrida até aqui, que iniciou quando eu estava no 3º período da graduação – atualmente estou no 7º. Então, levarei adiante”, afirmou ela.

Prêmio FAPEMA 2022

Na última edição do Prêmio FAPEMA 2022, a graduanda foi premiada em 1º lugar na categoria Jovem Cientista – Ciências Humanas e Sociais.

“O reconhecimento da FAPEMA através do prêmio impactou sobremaneira a minha carreira acadêmica e científica”, finalizou ela.

Confira os materiais produzidos por meio do projeto AQUI.

Durante a pesquisa, a graduanda teve a ajuda das discentes (bolsistas voluntárias) do mesmo curso: Lauana Rafaela Gomes e Francisca Kelly da Luz Santos, além da colaboração dos professores Reinilda dos Santos Oliveira e Benilton Torres de Lacerda.

Por: Paula Lima

Fotos: Arquivo Pessoal