UEMA abre diálogos para firmar parcerias com Sagrima, Embrapa e Ascem nesta sexta-feira (31)

Por em 31 de março de 2023

Dando continuidade a agenda de compromissos institucionais, o vice-reitor da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Paulo Catunda, se reuniu com o secretário da Sagrima, Diego Rolim e representantes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) e Associação dos Criadores do Estado do Maranhão, nesta sexta-feira (31), com o objetivo de firmar parcerias entre as instituições.

Para o vice-reitor, Paulo Catunda, a reunião foi de suma importância para colocar a UEMA a serviço do estado, da sociedade e dar oportunidade a professores, alunos e mostrar o seu trabalho, ajudando no desenvolvimento do estado.

“É um momento novo para a universidade em alinhar parcerias efetivas, onde realmente vamos estar atuando na linha de frente desses processos, capacitando pessoas, dando cursos e oferecendo o que a UEMA tem de melhor: o potencial intelectual”, ressaltou Catunda.

O diretor de fomento da Associação dos Criadores do Estado do Maranhão, Samir Nicolau, ressalta a relevância da parceria institucional. “Essa primeira reunião de alinhamento foi muito proveitosa. Ficou claro a importância dessa parceria institucional entre o setor privado, a EMBRAPA e a UEMA, que está sendo construído com a coordernação da SAGRIMA, e mais importante que fazer uma reunião, é deixar claro a importância de se trabalhar em conjunto, pois já foram definidas calendário de trabalho para construir essa parceria. Uma reunião que já deixou sementes plantadas e programadas para que o projeto se desenvolva”, disse.

De acordo com o chefe geral da EMBRAPA, Marco Bonfim, a parceria significa uma sinergia positiva.

“A Embrapa faz parte desse conjunto de instituições de ciência e tecnologia. Nós temos o conhecimento aprofundado no desenvolvimento de pesquisas básicas que vão ser utilizadas na pesquisa aplicada que a Embrapa faz. A Embrapa também participa da formação de mestres e doutores da UEMA. Essa parceria ela é muito frutífera para o Estado”, ressaltou.

Por: Stella Gonçalves

Fotos: Luís Paulo