Conselho de Administração da UEMA aprova Programa Primeiros Passos na Ciência da PPG

Por em 29 de março de 2023

O Conselho de Administração da Universidade Estadual do Maranhão – CAD/UEMA aprovou, na última reunião realizada dia 28 de março, o Programa Primeiros Passos na Ciência da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – PPG. Voltado para o desenvolvimento do pensamento científico e iniciação à pesquisa de estudantes de graduação do ensino superior.

O objetivo é induzir a interiorização das atividades de iniciação à pesquisa entre os discentes, além de integrar professores substitutos em atividades de pesquisa na UEMA.

“Esse programa complementa uma política de incentivo às atividades de pesquisa da UEMA, já que ele atende os campi da Universidade que tenham uma maioria de professores substitutos e que até esse momento não poderiam exercer esse tipo de atividade, logo prejudicando os alunos”, disse o pró-reitor, Marcelo Cheche.

Entre os principais requisitos para participação está não ser beneficiário das seguintes bolsas: Ensino, Pesquisa, Estágio, Monitoria, PIBEX, Acolher, Desenvolvimento Sustentável, PIBID, PIBITI, Bolsa Cultura, Bolsa Permanência, PIBIC, BATI, Extensão para todos, entre outras. Não existe impedimento para beneficiários de auxílios como: Moradia, Alimentação, Creche e Emergencial, e participantes do Programa Mais Extensão.

O Programa será implementado a partir de julho, com um valor mensal de R$700,00, sendo inicialmente 100 bolsas.

Por Paula Lima

Foto: Rafael Carvalho