Programa PROETNOS recebe apoio do Deputado Estadual Zé Inácio

Por em 29 de março de 2023

Coordenadores do Programa de Formação Docente para a Diversidade Étnica do Maranhão – PROETNOS, da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), realizaram uma visita ao Deputado Estadual Zé Inácio com o intuito de apresentar o Programa e consolidar a parceria da Universidade com a Assembleia Legislativa, através do apoio direto do Deputado Zé Inácio, para a garantia do direito à inclusão de indígenas e quilombolas ao ensino superior específico e diferenciado.

Para a coordenadora do PROETNOS, a Profa. Dra. Marivania Furtado, essa parceria confirma o compromisso da Uema com a institucionalidade do Programa de Formação e aponta para o horizonte de significativas conquistas da luta indígena e quilombolas de nosso Estado, visando a reparação histórica de relações assimétricas.

O Programa de Formação Docente para a Diversidade Étnica do Maranhão – PROETNOS foi criado para formar e qualificar professores oriundos das comunidades e povos tradicionais do Maranhão para assumirem os processos de escolarização em suas comunidades em todos os níveis da educação básica garantindo assim a autonomia desses territórios, uma vez que os professores a serem formados devem ser exclusivamente oriundos das suas comunidades e povos.

Com isso, a Uema firma mais uma vez seu compromisso social e contribui para a construção de novos relacionamentos entre os saberes e historicidades dos povos e comunidades tradicionais com o conhecimento formal, visando reverter um processo histórico assimétrico que exige compensações.