UEMA participa de inauguração de viveiro que contribuirá na geração de renda de comunidades na zona rural de São Luís

Por em 28 de março de 2023

(Foto: divulgação)

Foi inaugurado, nesse domingo (26), o Viveiro Cinturão Verde, que é resultado de uma parceria entre a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio do grupo de genética, taxonomia e conservação da biodiversidade, coordenado pela professora Lígia Tchaicka, o instituto Ecos de Gaia e a associação da comunidade do Cinturão Verde, na zona rural de São Luís.

O principal objetivo do novo espaço é a produção de mudas de plantas nativas e frutíferas, para que a comunidade na região do Cinturão Verde consiga restaurar as áreas de nascentes na comunidade, e dar continuidade à essa atividade, chegando até mesmo a comercializar as mudas para a geração de renda.

De acordo com a professora Lígia Tchaicka, a inauguração do viveiro é a culminância de um projeto que já vinha sendo realizado há dois anos na comunidade. “Nós desenvolvemos um levantamento completo da biodiversidade da área, estudamos a qualidade da água das nascentes durante esse período, e fizemos o planejamento de trilhas ecológicas para promover a visitação turística na comunidade”, explicou a professora e coordenadora.

Por: Anne Cascaes