UEMA realiza colação de grau no Campus Lago da Pedra nesta sexta-feira (24)

Por em 25 de março de 2023

A Universidade Estadual do Maranhão realizou nesta sexta-feira (24), a colação de grau para os alunos do Campus de Lago da Pedra, dos cursos de Ciências Biológicas Licenciatura, Letras Licenciatura em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa e do curso de Pedagogia Licenciatura pelo Núcleo de Tecnologias para a Educação (UemaNet).

Ao todo, 32 alunos receberam a outorga de grau pelas mãos do reitor da Universidade Estadual do Maranhão, o professor Walter Canales, que em seu discurso destacou a importância da trajetória do aluno na Universidade.

“Vocês entraram aqui, passaram no vestibular, e mesmo sabendo que a colação é o momento mais especial que você tem como aluno, as memórias e lembranças que você construiu ao longo da sua trajetória elas ficam para sempre. E saber que o caminho de vocês, que o caminho profissional de vocês cruza com o da Universidade Estadual do Maranhão é a certeza que estamos no caminho certo. Nós temos mais de vinte e cinco mil alunos matriculados na nossa Universidade, temos quase novecentos professores, temos perto de cem cursos e temos também em termos de graduação a melhor pós-graduação do Estado. Temos vinte e um cursos de mestrado e doutorado o que classifica a UEMA como certeza uma grande Universidade, então é um dia de festa”, discursou o reitor.

O Diretor do Campus de Lago da Pedra, o Professor Josimar Carvalho Porto, destaca o papel da Universidade com a sociedade e os projetos futuros para o Campus de Lago da Pedra.

“A colação de grau é uma prestação de serviço que a universidade tem com a sociedade em que ela vai devolver pra sociedade profissionais capacitados, profissionais qualificados. Então, nos sentimos muito orgulhosos, desse papel, dessa função social que a universidade exerce. O Campus de Lago da Pedra, do ponto de vista geográfico é muito privilegiado. Nós temos vários municípios que são muito próximos, onde em uma questão de dez, quinze minutos, você chega até Lago da Pedra. Então, geograficamente ele é muito acessível. E a nossa intenção é ampliar o Campus Lago da Pedra, trazer novos cursos, ampliar a infraestrutura com mais salas de aula, com laboratórios, para que dessa forma nós possamos realmente atender as demandas da cidade de Lagoa da Pedra e também das cidades circunvizinhas”, comenta o diretor.

O aluno João Costa Morais Filho, certificado como o mérito acadêmico do curso de Pedagogia Licenciatura pelo Núcleo de Tecnologias para a Educação (UemaNet), com a maior média ao longo da graduação, já em sua segunda graduação, pretende atuar englobando as duas graduações e continuar buscando reconhecimento por meio dos seus estudos acadêmicos.

“Com 34 anos e já formado em Serviço Social, pretendo sempre continuar estudando, por isso que escolhi a graduação em pedagogia, um curso com muitas possibilidades, que dá bastante abertura para o mercado em geral, logo mais oportunidades no mercado de trabalho e concursos públicos que é a área em que quero atuar”, comenta.

Para a aluna Lúcia Maria dos Santos da Silva Barroso, graduanda do curso de Ciências Biológicas da turma de 2017, destaca a proximidade do Campus de Lago da Pedra de sua cidade natal, Paulo Ramos, onde consegue chegar em até 30 minutos para acompanhar as aulas presenciais.

“Ficou melhor até pelo fato da distância ser só dezesseis quilômetros e por isso eh fica a facilidade é maior até pela questão do curso, né? De ser durante a tarde, a gente era do turno vespertino e facilitava bastante a questão da nossa trajetória até aqui. Então não pensei duas vezes em prestar vestibular para a Universidade Estadual do Maranhão, mesmo com a possibilidade que tive de ingressar em outras instituições, insisti na UEMA pois quis me profissionalizar na melhor, porque é isso que a gente busca pra gente, sempre o melhor”, completa Lúcia.

Por: Gabrielle Siebra
Fotos: Rafael Carvalho