Nesta quinta-feira (23) é celebrado o Dia Mundial da Meteorologia: Conheça mais a respeito da data e sobre o Laboratório de Meteorologia da UEMA

Por em 23 de março de 2023

A atmosfera é muito complexa e desafia as definições mais simples. O planeta Terra tem seu clima definido por dois fluidos: Ar e Água. O comportamento desses fluidos na atmosfera é o que define as condições de tempo e clima de uma lugar. O tempo que sentimos no dia a dia, as chuvas, o calor, o frio, estão associados à ocorrência de ondas atmosféricas, ciclones, anticiclones, frentes frias e quentes, tempestades, entre outros fenômenos atmosféricos. Sendo assim, a meteorologia é a ciência que se ocupa do estudo da atmosfera e suas manifestações.

No dia 23 de março de 1950 um acordo de cooperação entre a Organização Meteorológica Internacional (OMI) com a Organização das Nações Unidas (ONU) foi firmado, fazendo com que a então OMI passasse a ser denominada de Organização Meteorológica Mundial (OMM) passando a ser uma agência Integrada da ONU.

A OMM tem como objetivos principais: estabelecer uma liderança de aperfeiçoamento e cooperação internacional em meteorologia, clima, recursos hídricos; facilitar uma cooperação mundial na criação de redes de estações para a realização de observações meteorológicas, bem como hidrológicas e outras observações geofísicas relacionadas com a meteorologia; promover o estabelecimento e a manutenção de centros encarregados da prestação de serviços meteorológicos; Promover o estabelecimento e manutenção de sistemas de troca rápida de informações meteorológicas e correlatas; Promover a normalização das observações meteorológicas e afins e assegurar a publicação uniforme de observações e estatísticas; Prosseguir a aplicação da meteorologia para aviação, navegação, problemas de água, agricultura e outras atividades humanas; Promover atividades de hidrologia operacional e cada vez mais estreita cooperação entre os Serviços Meteorológicos e Hidrológicos; Incentivar a investigação e formação em meteorologia e, quando apropriado, em áreas afins, e para ajudar na coordenação dos aspectos internacionais desse tipo de investigação e formação. Portanto, o dia 23 de março foi escolhido para se comemorar o dia Meteorológico Mundial por ser a data de criação da OMM que possui sede em Genebra na Suíça.

Em 2023, o tema escolhido para celebrar o dia meteorológico mundial é: O futuro do tempo, Clima e Água através das gerações, marcando o 150° aniversário de fundação da Organização Meteorológica Internacional, antecessora da OMM.

METEOROLOGIA NA UEMA

A UEMA é protagonista no serviço de meteorologia no estado Maranhão, através do seu laboratório de Meteorologia (LABMET) do Núcleo de Geoprocessamento (NUGEO), que conta com uma equipe com 4 Meteorologistas (Gunter Reshcke, Hallan Cerqueira, Márcio Elói e Andréa Santos), 1 Engenheiro Agrônomo (Wendell Dias) e 1 Engenheiro eletricista/Msc. em Engenharia da Computação (Márcio Fialho). O LABMET apresenta estrutura tecnológica que permite a realização do monitoramento de tempo e de clima por meio de imagens de satélite; monitoramento de descargas elétricas; monitoramento da dinâmica e termodinâmica da atmosfera, bem como o acompanhamento de todos os elementos oceânicos e meteorológicos que influenciam diretamente o comportamento dos parâmetros climáticos no Maranhão. A previsão diária do tempo é feita para o estado através de modelos numéricos de previsão e análise do meteorologista previsor.

A disponibilização e atualização das chuvas acumuladas nas últimas 24 horas, é feita através de gráficos, tabelas e mapas durante todo o ano. A equipe de profissionais do LABMET possui uma vasta experiencia no campo da meteorologia e climatologia do Maranhão, representando o estado em diversas vertentes de discussões no Brasil relacionados ao tempo e Clima. Um grande exemplo disso é a participação do LABMET como validadores do Monitor de Secas do Brasil, que é um intenso processo de acompanhamento regular e periódico da situação da seca no país. Outro processo contínuo em que o LABMET está inserido em contexto nacional, é sua participação nas reuniões de análise e previsão climática para o Nordeste do Brasil, que conta com os centros estaduais de meteorologia do Nordeste do Brasil, Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Equipe que compõe o Lab. Meteorologia da UEMA ( Gunter Reshcke, Hallan Cerqueira, Márcio Elói e Andréa Santos)

A meteorologia da UEMA possui uma intensa demanda por informações do tempo e clima. Órgãos públicos e privados, Instituições de ensino e imprensa do Maranhão são os principais solicitantes de informações fornecidas pela LABMET.

Por: Assessoria de Comunicação/ LabMet