UEMA promove Acolhida Acadêmica aos ingressantes do primeiro semestre de 2015
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 18 de março de 2015
Os ingressantes dos cursos de graduação da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) participaram, ontem (17), de várias atividades referentes à Acolhida Acadêmica, organizada pela Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos da Comunidade (PROECAC)
Logo na chegada ao evento, os estudantes receberam kits contendo o Guia de Estudante da UEMA, material informativo da Assessoria de Gestão Ambiental (AGA), sacola ecológica e nécessaire. Eles foram recepcionados pelas apresentações de arte circense, capoeira e percussão, realizadas por integrantes do projeto Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (SEMCAS). Além da apresentação também dos grupos religiosos AGIR e Universidades Renovadas, formados por estudantes da UEMA.
Após as apresentações, houve a abertura oficial no hall do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (CECEN), que contou com a presença do reitor Gustavo Pereira da Costa, do vice-reitor Walter Canales Sant’Ana; do pró-reitor da PROECAC, Porfírio Candanedo Guerra; da pró-reitora de Graduação, Andrea de Araujo; do pró-reitor de Administração, Gilson Martins; do pró-reitor de Planejamento, Roberto Serra; da coordenadora geral do Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMANET), Ilka Serra; da diretora do Centro de Ciências Agrárias (CCA), Francisca Neide Costa; e da diretora do CECEN, Ana Lúcia Duarte.
Na oportunidade, cada um dos gestores explicou resumidamente a função dos setores que gerenciam.
O reitor Gustavo Costa desejou boas-vindas aos alunos, explicando que o momento de ingresso à universidade é de transformação tanto individual quanto social. “Hoje é um dia de comemoração, nisso há um fator social a ser ressaltado. Aquele que consegue uma vaga na universidade pública traz consigo um conjunto de expectativas e possibilidades, assim como aqueles que não conseguiram chegar à universidade, pois é justamente para eles, que tanto precisam do que fazemos no ambiente acadêmico, que todos aqui devem compartilhar esse sentimento. A vaga conquistada pelo mérito deve ser socializada como um bem público a ser devolvido para a sociedade maranhense”, afirmou.
E finalizou: “Para transformar a realidade é importante conhecê-la, interpretá-la e ser capaz de vê-la por várias lentes e diferentes ângulos. Desejamos a todos uma excelente jornada, e que comecem a construir aqui a felicidade que buscam”.
Já o vice-reitor Walter Canales lembrou que o acesso à universidade no Brasil ainda é uma batalha difícil porque são poucos jovens que conseguem ingressar no ensino superior. “Usufruam o máximo do período acadêmico para vencerem nas profissões que escolheram. O Estado do Maranhão precisa do potencial de vocês. Desejo sucesso e um futuro promissor a todos”, disse.
O professor Porfírio Guerra falou do mérito dos alunos que entraram na universidade e o apoio que irão receber da PROECAC durante a caminhada acadêmica. “A conquista a uma vaga na UEMA tem como pré-requisito o mérito. A chegada de cada um exigiu sacrifício e vocês estão recebendo o devido reconhecimento por isso. A sociedade maranhense também precisa de retribuição e vocês irão fazer isso aproveitando plenamente as oportunidades que virão. Nós da PROECAC estaremos de portas abertas para ouvir vocês”, comentou.
Ainda durante a cerimônia, três alunos que tiveram as melhores pontuações no PAES 2015 foram homenageados com medalhas e certificados. O primeiro lugar ficou com o estudante Caio Queiroz Ribeiro, aprovado para o Curso de Medicina; já o segundo lugar foi do estudante Rafael Carvalho de Oliveira, também aprovado no Curso de Medicina; e o terceiro melhor colocado foi Marcelo Ribeiro Mendes Júnior, ingressante no Curso de Engenharia Civil.
Para Marcelo Ribeiro a homenagem foi uma surpresa. Ele disse estar muito feliz de entrar na universidade. “Além de ter sido aprovado no vestibular e agora ter recebido essa homenagem é um reconhecimento dobrado por tudo que passei. Foi muito tempo de estudo e dedicação. Estava certo da minha escolha sobre cursar Engenharia Civil na UEMA porque ela tem um dos melhores cursos nessa área do nosso estado e também porque meus dois irmãos estudaram aqui”, afirmou.
Após a solenidade, teve início a Aula Inaugural sobre o tema “O Papel da Universidade no século XXI”, com o professor da Universidade de Brasília (UNB), José Vieira de Sousa, que discorreu sobre a missão da Universidade, dilemas e potencialidades. Também frisou as possibilidades dos alunos participarem de forma mais ativa na gestão acadêmica.
“Atualmente, a educação e aprendizagem acontecem em redes, dessa forma, a universidade precisa se reorganizar para trabalhar esse processo. O compromisso dela é contribuir para uma sociedade melhor, desenvolvendo a consciência social do estudante e do professor, e isso envolve os eixos de ensino, pesquisa e extensão”, ressaltou.
Neste semestre, aproximadamente 2500 alunos ingressaram em diferentes cursos da Universidade Estadual do Maranhão.
Por: Débora Souza