Reitor da UEMA se reúne com Ministro do Desenvolvimento para discutir parcerias

Por em 10 de março de 2023

Imagem

O reitor da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Walter Canales Sant’Ana, juntamente com pró-reitores e coordenadores da Universidade e de diversas outras instituições de ensino superior do Brasil, reuniram-se com o Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome Wellington Dias, para dialogarem sobre a inclusão socioeconômica e o fomento ao empreendedorismo, a partir do Cadastro Único, em parceria com as IES.

O objetivo é fazer das universidades a porta de entrada para o mercado de trabalho e para a geração de emprego e renda.

Para Sant´Ana, o encontro foi motivador para envidar mais energia na reconstrução do sistema da educação superior no país sinalizando parceiras com o ministério em prol daqueles que mais precisam. “Excelente encontro com o Ministro Wellington Dias. Agradecemos o ministro pela sua atenção com as Universidades do país”, pontuou o reitor.

O que é o Cadastro Único?

O Cadastro Único é uma base de dados que serve para identificar e conhecer as pessoas e famílias mais vulneráveis do país e, assim, ajudar o Governo Federal a desenvolver políticas públicas voltadas para essa população. Atualmente 28 programas federais que utilizam a base do Cadastro Único para a gestão de suas ações, como o Programa Auxílio Brasil, o Benefício de Prestação Continuada, a Tarifa Social de Energia Elétrica, o Criança Feliz, entre outros.

Ao se inscrever ou atualizar seus dados no Cadastro Único, o cidadão estará apto a participar de diversos programas sociais dos governos federal, estadual, municipal e do Distrito Federal. A inscrição no Cadastro Único, garante que o Ministério da Cidadania e os órgãos gestores dos outros programas direcionem os serviços e benefícios a quem realmente precisa, aos mais pobres e vulneráveis.

Por: Walline Alves