Professor da Uema é o novo presidente da Fapema

Por em 8 de março de 2023

O professor do Curso de Medicina Veterinária, da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Nordman Wall Barbosa de Carvalho Filho, assumiu a presidência da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema). O novo presidente iniciou o processo de transição na segunda-feira (6), quando se reuniu com os servidores da Fundação.

O professor Nordman assume a Instituição com a diretriz de difundir a Ciência e a Tecnologia no Maranhão, ampliando o acesso aos pesquisadores, o avanço da pesquisa no estado e a promoção da transparência nas ações desempenhadas pela Fundação.  Além disso, irá direcionar a Fapema no cumprimento das propostas apresentadas pelo Governo do Estado em investir na formação de Doutores, com a concessão de bolsas, e aplicar políticas de descentralização para atingir diferentes regiões do estado.

De acordo com o presidente da Fapema Nordman Wall, “conduzirei com grande empenho e responsabilidade a FAPEMA para que a ciência, a tecnologia e a inovação continuem ocupando lugar de destaque no Maranhão e no país criando oportunidades para os pesquisadores de todas as regiões do estado”.

Nordman Wall Barbosa de Carvalho Filho é mestre em Ciências Veterinárias (2008), com Especialização em Metodologia do Ensino Superior (2003) e Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Maranhão – UEMA (1988).

Professor do Departamento de Clínicas Veterinária da UEMA, onde atua desde 1994. Foi diretor do Hospital Escola Veterinário/UEMA (1999-2003) e coordenador do Centro de Zoonoses do município de São Luís/MA (2011 a 2012).

Por: Karla Almeida