Residentes em Saúde da Família e Enfermagem Obstétrica são acolhidos no Campus Caxias

Por em 6 de março de 2023

Foi realizada nesta segunda, dia 6, no Auditório Leôncio Magno, do Campus Caxias, a cerimônia de abertura da VII Semana de Acolhimento dos Residentes em Saúde da Família e Enfermagem Obstétrica. Os alunos integram o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e do Programa de Residência Uniprofissional em Enfermagem Obstétrica da UEMA.

A Diretora do Campus, Profa. Dra. Valéria Cristina Soares Pinheiro, falou: “É uma alegria muito grande estar presenciando hoje o início dessas atividades da 7ª turma. Lembro que no meu segundo mandato implantamos esse programa e vemos que anualmente são oferecidas vagas. É uma iniciativa que faz um diferencial muito grande para Caxias e para a regional. Temos residentes de outros locais. O produto dessa Residência afeta diretamente a saúde, traz uma qualidade indiscutível. Como o Programa é multiprofissional, ele agrega profissionais de outras áreas, como Farmácia, Nutrição, Fisioterapia. Essa integração é importante, pois sabemos das dificuldades de qualificação. Estamos aqui para apoiá-los no que for necessário”, disse.

A Diretora prosseguiu, citando que nem sempre o profissional pode sair, pois deve estar ativo e até a própria pesquisa muitas vezes é feita no serviço. Para Caxias, o Programa foi um divisor de águas para a área de saúde, algo pioneiro.

A coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e presidente da Comissão de Residência Multiprofissional UEMA, Profa. Dra. Joseneide Teixeira Câmara, se pronunciou: “Hoje estamos fazendo a recepção dos novos residentes, tanto de Enfermagem Obstétrica(enfermeiros) quanto de Residência Multiprofissional em Saúde da Família (4 enfermeiros, 4 fisioterapeutas, 2 nutricionistas e 2 farmacêuticos). Esse momento é organizado pelos residentes chamados R2 (veteranos) para fazer o acolhimento dos novos residentes (R1). A entrada é anual através de seletivo e nas duas residências formamos por volta de 22 profissionais habilitados nas suas áreas. Hoje é o início de uma semana de acolhimento com vasta programação para mostrar aos novos residentes o que é Residência, qual é o papel, o reconhecimento da rede de saúde e onde vão atuar pelos próximos 2 anos para fazer a integralização da carga horária exigida, que são 5.670 horas”, explicou.

Em seguida foram exibidas em um telão as regras dos Programas de Residência, com explicação da professora Joseneide Câmara. Ao final, os residentes puderam esclarecer dúvidas.

Durante a semana de acolhimento os novos residentes conhecem o corpo docente da universidade, os preceptores e fazem a integração com os veteranos. Alguns recém-chegados são egressos da UEMA Caxias e de outras unidades, além de outros municípios e estados.

A Diretora da Comissão de Residência Multiprofissional (COREMU) e coordenadora do Programa de Residência em Enfermagem Obstétrica, Profa. Dra. Ana Karla Marques da Costa, se manifestou: “A Enfermagem Obstétrica cuida das mulheres. Vocês fazem uma grande diferença em nosso município. Para fazer essas diferenças é necessário vocês cumprirem esta carga horária. Vocês têm que se dedicar principalmente os da Enfermagem, porque ficam em hospitais. Também não é fácil para os de Saúde da Família, pois têm que administrar uma comunidade. Todo o nosso trabalho é baseado em evidências. Temos que mudar a realidade, isso não é fácil. Fiquem atentos, estudem, conversem em caso de dificuldades”, orientou.

A enfermeira Laiane Silva Mororó, natural da cidade de Senador Alexandre Costa-MA, falou sobre as boas vindas recebidas: “Sou formada pela UEMA e passei no processo seletivo de Residência em Enfermagem Obstétrica da instituição. Para mim é um grande desafio. Um momento em que ficamos felizes pela conquista. A carga horária é grande e vai exigir muito da gente profissional e intelectualmente. Teremos que abrir mão de muitas coisas para poder concretizar esse sonho, ganhar o título de Enfermeira Obstétrica. Tanto nós ganharemos, pois vamos nos qualificar, quanto o município, pois, como mão de obra recém formada buscando nos qualificar, vamos com muito mais cuidado e dedicação fazer o atendimento das mulheres. Esse Programa é uma contribuição muito grande para a sociedade, que faz brilhar os olhos de todo profissional”, finalizou.

Por: Emanuel Pereira