Diretor do Censo do Inep/MEC destaca representatividade da UEMA entre as IES do estado
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 13 de março de 2015
Na programação do “I Seminário Temático da Graduação da UEMA – Gestão Acadêmica” dessa quinta-feira (12), promovido pela Pró-Reitoria de Graduação (PROG), a universidade recebeu o coordenador de Indicadores e Controle da Qualidade da Educação Superior do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep/MEC), Willians Kaiser, que ministrou a palestra “Censo da Educação Superior” para orientar gestores e diretores de cursos quanto ao preenchimento correto dos dados.
“A partir de mecanismos assertivos que o Governo Federal coloca para que as instituições preencham as informações educacionais, há um ganho para a sociedade. O conjunto de informações que essas instituições nos passam são base para construirmos políticas públicas de educação superior”, disse o diretor.
Williams Kaizer destacou o sistema utilizado pelo MEC e a forma como são utilizados os dados fornecidos pelas instituições, apresentando suas funcionalidades e o controle de qualidade dos dados, ressaltando a relevância do preenchimento adequado do Censo, pois esses dados representam o retrato das instituições.
Para ele, a iniciativa da universidade em assegurar o conhecimento dos diretores quanto ao processo é de grande importância, e serve de exemplo para outras universidades. “A UEMA possui grande representatividade na Educação Superior do MA, com mais da metade das matrículas públicas no estado. Isso demonstra o ofício acadêmico de garantir o acesso à educação para toda a população, e essa é uma ótima ação. Seria ideal que outras instituições fizessem o mesmo”, manifestou o palestrante.
Mais do Censo
De acordo com dados do Portal do Inep, a coleta dos dados tem como referência as diretrizes gerais previstas pelo Decreto nº 6.425 de 4 de abril de 2008, sendo o Censo da Educação Superior o mecanismo que reúne informações sobre as instituições de ensino superior, seus cursos de graduação presencial ou a distância, cursos sequenciais, vagas oferecidas, inscrições, matrículas, ingressantes e concluintes, além de informações sobre docentes, nas diferentes formas de organização acadêmica e categoria administrativa.
Os dados são coletados a partir do preenchimento dos questionários, por parte das Instituições de Ensino Superior (IES) e por importação de dados do Sistema e-MEC. Durante o período de preenchimento do questionário, os pesquisadores institucionais (PIs) podem fazer alterações ou inclusões necessárias nos dados das respectivas instituições.
O prazo para o preenchimento teve início no dia 9 de fevereiro e vai até o dia 24 de abril. Após esse período, as IES terão mais 30 dias para verificar se os dados estão coerentes e realizar as eventuais correções. A partir das análises do Inep, são contabilizados dois meses para a divulgação dos dados oficiais pelo ministro da Educação, Cid Gomes.
Por: Jesilene Correa
Foto: Edson Ferreira