Campus Balsas e SEMED se reúnem para tratar sobre o programa Tempo de Aprender no município


Por em 15 de fevereiro de 2023



                           

Com o intuito de promover o desenvolvimento de competências pedagógicas aos docentes, possibilitando o acompanhamento do que foi planejado, bem como ajustes e delineamentos de novos objetivos para o avanço no processo de ensino aprendizagem, a Diretora do Campus Balsas da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Maria Célia Dias de Castro se reuniu ontem (14), com a coordenadora do programa Tempo de Aprender, do Ministério da Educação (MEC), Ilda Sodré Batista, representando a Secretaria de Educação de Balsas (SEMED).

Participaram da reunião o assessor do Campus, Olívio Crispim de Medeiros; os diretores do Curso de Pedagogia, Leonardo Mendes Bezerra; do Polo de Ensino a Distância, Antônio Nilson Laurindo Sousa; do Curso de Letras, Laíra de Cássia Barros Ferreira Maldaner e a professora de Estágio do Curso de Letras, Antônia aparecida Pereira Borges.

                                   

O objetivo foi discutir como atender as metas traçadas pela Política Nacional de Alfabetização (PNA) para colocar esse programa em prática e contemplar os alunos dos 1º e 2º anos do ensino fundamental das escolas públicas da rede municipal que estão necessitando melhorar a leitura e a escrita, como também os conhecimentos matemáticos.

De acordo com a Diretora do Campus Balsas, Maria Célia Dias de Castro “essas instituições parceiras pretendem, por meio de um trabalho colaborativo da SEMED, dos professores e estagiários da Uema, bem como com a participação das famílias, elevar a qualidade da alfabetização e combater o analfabetismo nas escolas municipais de Balsas”.

Tempo de Aprender – Criado pela Secretaria de Alfabetização do MEC, o programa Tempo de Aprender, tem o objetivo de apoiar, aperfeiçoar e valorizar a formação de professores e gestores escolares do último ano da pré-escola e do 1º e 2º anos do ensino fundamental.

O Programa conta com quatro eixos e 10 ações efetivas que têm por objetivo dar aos alunos, já nos primeiros anos de estudo, a formação básica de qualidade necessária para que exerçam a cidadania e alcancem o sucesso profissional. A formação continuada de profissionais da alfabetização é uma das ações do programa.

Por: Karla Almeida



Últimas Postagens