UEMA e IEMA discutem parceria para ofertas de cursos superiores tecnológicos

Por em 26 de janeiro de 2023

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e o Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) reuniram, nesta sexta (26), representantes para discutir a implantação de cursos superiores tecnológicos nas cidades que têm o IEMA, aproveitando a estrutura dos mesmos. Inicialmente, foram citadas as cidades de Carutapera, Tutóia, Vargem Grande, São Mateus.

“Foi uma determinação do governador essa aproximação entre as duas instituições na otimização de espaços, de corpo técnico e, consequentemente, atender a sociedade aonde nós temos instalações do IEMA, em alguns horários que encontram-se disponíveis para a implantação de novos cursos. Foi conversado, já exposto os locais que podem ser feitas estas melhorias, essas ampliações de atendimento a sociedade. O próximo passo será o detalhamento dessa aproximação para que o mais rápido possível levemos ao governador para sua aprovação e início das atividades”, explicou o reitor Walter Canales.

De acordo com o vice-reitor, Paulo Catunda, foi criado um grupo de trabalho para aprofundar as discussões. “A cooperação será construída em vários aspectos, com as adequações necessárias ao longo de 2023”, destacou ele.

O Diretor-geral do IEMA, Alex Oliveira, destacou a carência de instituições de nível superior em algumas cidades, por isso a importância dessa parceria. “A ideia é realmente a UEMA ocupar os prédios do IEMA em áreas que tem carência de oferta de nível superior. Elencamos todas as cidades que têm IEMA e uma disponibilidade noturna no prédio e que gostaríamos de desenvolver, por uma solicitação do governador, a oferta desses cursos, aproveitando a estrutura dos IEMAs nestes municípios. Acredito que vamos conseguir ofertar esses cursos para que o Maranhão, os maranhenses possam ter mais possibilidades de fazer um curso superior aproveitando duas instituições grandiosas”, ressaltou.

Foram propostos os  cursos superiores tecnológicos nas áreas de Rede de Computadores, Agrocomputação, Alimentos, Gestão de Qualidade, Gestão Comercial, Gestão Hospitalar, Gestão Ambiental e Design Interiores. A ideia é ofertar os cursos por meio do Programa de Formação Profissional Tecnológica (PROFITEC).

Serão feitos estudos mais aprofundados sobre os cursos que podem ser ofertados.

Por Paula Lima