Acolhida administrativa 2023 é realizada no Campus Caxias

Por em 13 de janeiro de 2023

Aconteceu nesta quinta, 12 de janeiro, no Auditório Leôncio Magno, a Acolhida Administrativa no Campus Caxias da Universidade Estadual do Maranhão. Funcionários de diversos setores da instituição estiveram presentes.

“Agradecemos por terem aceito o convite. Preferimos iniciar nossas primeiras atividades com os servidores, tanto os terceirizados como os prestadores de serviço da UEMA. Assumimos dia 1º de janeiro e a reitoria passou para nós a nova forma de administração que será implementada. Estamos na conjuntura de um novo governo estadual e haverá modificações. Nossa universidade é pública. Firmas, serviços, convênios, equipamentos, etc, tudo passa por processos licitatórios, existe toda uma tramitação legal”, disse a Diretora do Campus Caxias, Profa. Dra. Valéria Cristina Pinheiro.

Ela, ainda, complementou: “Administrar é resolver problemas, ou tentar resolver. Aquilo que não conseguimos, apresentamos uma solução, e ouvir a situação para que seja encaminhada uma sugestão. Um cargo desses exige muita responsabilidade e, por isso, adotamos o slogan “Compromisso e trabalho”, porque realmente isso é necessário. Nosso Campus é o maior depois de São Luís. Temos a responsabilidade de manter essa tradição. Caxias é respeitada. Temos o apoio do reitor, professor Walter Canales, que sempre esteve presente aqui e acreditamos que continuará assim”.

Na ocasião, houve a palestra “A sociabilidade e as novas relações interpessoais na contemporaneidade no espaço do Campus Caxias”, ministrada pela professora Márcia Santos, psicopedagoga e assistente social.

“Vivemos num país plural, onde nem todos têm oportunidade de forma igualitária. Estamos a três anos numa crise sanitária, de valores e de relacionamentos interpessoais.  O primeiro local para estabelecer essa socialização se chama contexto familiar, estabelecendo relações primárias, pautadas nos vínculos de afetividade e biológico. Vivemos numa sociedade que precisa de uma legislação que orienta sobre as relações afetivas. A nível de instituição, muitas vezes a pessoa leva problemas pessoais para o espaço de trabalho, gerando situações conflituosas que podem impedir o bom desenvolvimento das habilidades”, destacou a professora sobre o tema.

Ainda segundo ela, “para compreender os vínculos nas organizações é preciso que exista solidariedade orgânica, em que cada um vai desempenhar o seu trabalho para atendimento da necessidade naquele contexto, independente da pessoa ter um vínculo afetuoso ou de proximidade com seus pares na organização. O trabalho desenvolvido na instituição passa pelo comprometimento e desempenho de honestidade com a atividade desempenhada, por mais simples que seja. É preciso tentar perceber se realmente estamos fazendo o melhor pela comunidade estudantil, pois toda a coletividade usufrui do trabalho feito com esmero”.

Por Emanuel Pereira