UEMA inaugura Memorial dos 40 anos e Galeria dos Reitores

Por em 29 de dezembro de 2022

A Universidade Estadual do Maranhão inaugurou na última quarta-feira ( 28) o Memorial 40 anos e a cápsula do tempo da Instituição. A cápsula guardará registros memoriais da UEMA e só poderão ser acessados em 2061, por ocasião dos 80 anos da Universidade.

“ Hoje nós fizemos a inauguração  do memorial UEMA 40 anos e da cápsula do tempo onde colocamos documentos e artefatos que representam esse ano de 2022 e que só serão abertos na ocasião dos 80 anos da UEMA . É um registro histórico do que pensamos hoje para o futuro e a reafirmação do compromisso de todos que fazem a UEMA com as gerações futuras. Também encerra nesse momento o ciclo deste reitorado , após oito anos de muito trabalho, meu agradecimento a toda equipe que esteve comigo ao longo desses anos, na certeza de que juntos cumprimos com o nosso dever e fizemos muito pela Universidade e por todos os maranhenses,” conclui o reitor Gustavo Costa.

Alguns itens que foram colocados na cápsula do tempo: histórico da UEMA com respectiva legislação e estrutura organizacional, camisa “Orgulho de Ser UEMA”, Plano de Desenvolvimento Institucional 2021/2025 e outros documentos que contam a história da Instituição.

Compondo o memorial dos 40 anos da UEMA, a partir da gestão do  reitor Gustavo Costa, temos  “a carta para o Futuro”, de sua autoria, a ser lida em dezembro de 2032, por ocasião Dos 50 anos da UEMA .

“ Gostaria de agradecer a presença de todos num dia tão especial como esse, nós da gestão atual fizemos questão dessa homenagem para marcar essa gestão que nos engrandeceu como profissionais e como pessoas. Além disso, consta também no memorial as marcas das mãos do Reitor Gustavo Costa, as próximas colunas do memorial serão preenchidas, posteriomente pelos próximos reitores instituídos, e ao final da sua gestão, eles participarão desta simbologia, carimbando as mãos em cada coluna, “ afirma a pró-reitora de infraestrutura, professora Fabíola Hesketh de Oliveira.

Como parte das homenagens, foi inaugurada a galeria de reitores, localizada na sala de reuniões da reitoria, nela estão reunidas fotos de todos os reitores que já passaram pela nossa Universidade.

Por Priscila Abreu

fotos Luis Paulo