UEMA inaugura novo prédio para o curso de Música

Por em 29 de dezembro de 2022

A Universidade Estadual do Maranhão inaugurou na última terça (27), o novo prédio do Curso de Música, localizado na Rua da Palma – Centro Histórico.

O curso, que completa 17 anos, foi resultado de uma iniciativa incomum nas instituições de ensino musical do Brasil, em meio a necessidades contextuais que se apresentavam, pois o Maranhão até então não possuía um Curso Superior de Música.

Uma característica das primeiras turmas do Curso de Música é a presença de renomados professores e instrumentistas da Escola de Música do Estado do Maranhão ‘Lilah Lisboa de Araújo’ (EMEM), instituição de ensino musical mais importante do Estado

“Hoje é um dia de felicidade para todos os professores, alunos e ex alunos que estiveram em meio as dificuldades para que o curso tomasse forma e chegasse aonde chegou. Quero dizer com todo orgulho que fui a primeira diretora professora do curso de Música,” afirma a  Diretora do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECEN, Profa. Maria Goretti Cavalcante.

O prédio foi totalmente reformado , com salas apropriadas para o ensino da música.

“O curso de Música nunca teve um prédio próprio, ele existia de forma improvisada no prédio de Arquitetura e Urbanismo. O curso tem 17 anos e desde sua criação ele nunca pôde funcionar como prédio de música, com espaços para ensaios e dinâmicas de musicalização. Com esse prédio eu considero um renascimento do curso, uma reinvenção e juntamente com ele nós estamos escrevendo um novo projeto pedagógico do curso,” ressalta o diretor do curso de música Renato Varoni.

Por Priscila Abreu

Fotos Wagner Fernandes