UEMA é homenageada pela Câmara Municipal de São Luís

Por em 22 de dezembro de 2022

A Universidade Estadual do Maranhão foi homenageada, nesta quarta (21), pela Câmara Municipal de São Luís devido aos seus 40 anos de existência. Na oportunidade, o reitor da IES, Gustavo Costa, recebeu o título de Cidadão de São Luís, nascido no Rio de Janeiro, mas de pais maranhenses, e cuja maior parte da trajetória de vida tem sido escrita em terras ludovicenses.

A iniciativa foi proposta pelo vereador Daniel Oliveira, que estudou na Universidade e disse levar a Instituição no coração. “Me sinto muito honrado e emocionado, porque fui aluno da UEMA. E fico muito feliz como autoridade do município, vereador de São Luís, homenageando uma universidade com seus 40 anos, instituição exemplar que levo em meu coração, que não só forma alunos, profissionais, mas também valores. E a honra é maior ainda por entregar esse título de cidadão ludovicense ao professor Gustavo, uma referência na educação superior do Estado”, disse o vereador Daniel.

O reitor Gustavo Costa agradeceu a homenagem pelos 40 anos da UEMA, bem como pelo título que recebeu, ressaltando o processo de evolução da UEMA e o vínculo dela com sua evolução pessoal e como gestor público.

“Dividirei minha breve fala em dois momentos. O primeiro como representante da UEMA, universidade de todos os maranhenses, para render os mais sinceros votos de agradecimento a esta casa pelo justo reconhecimento de um trabalho que ultrapassa a geração presente. Ela se espalha no tempo com esperança de dias melhores, de melhores oportunidades para os cidadãos e cidadãs desta cidade e de todo o Maranhão. Essa é uma das responsabilidades que a UEMA tem na sua indelével missão de formar profissionais, produzir e difundir conhecimento, de se responsabilizar pelo meio ambiente, de cuidar das pessoas por meio da ciência. Aqui reafirmo às vésperas de deixar a reitoria o compromisso da UEMA com o povo de São Luís”, destacou ele.

Ele, ainda, complementou: “estou há 42 anos nesta cidade e receber esse título me faz voltar as memórias da minha infância e todas minhas referências são daqui. Aqui construi laços de amizade, minha família, minha carreira. Hoje a Câmara Municipal de São Luís me confere o direito de ser ludovicense, algo que já trazia na minha alma cultivado, já me sentia parte desta terra, bebendo da cultura da cidade em todas as suas manifestações. Ao lado do orgulho de ser ludovicense, levarei comigo o compromisso incontestável, a responsabilidade de onde quer que eu vá, onde quer que eu esteja não apenas honre o título a mim conferido, mas seja mais uma voz a defender os interesses e as pessoas desta cidade”.

O vice-reitor Walter Canales agradeceu a homenagem: “muito importante que a classe política reconheça a nossa universidade, que vem ano após ano elevando o nível da educação superior do Estado. E parabenizo, também, Gustavo, sendo aqui reconhecido pelo seu brilhante trabalho como magnífico reitor nesses últimos anos”.

Para o vereador Manoel Filho, “quando uma instituição como a UEMA é homenageada, através de um decreto de um vereador, mostra sem sombra de dúvida o viés de atenção que a educação de fato precisa. E o reitor recebe hoje esse título, saiba que é uma responsabilidade muito grande, porque nós como vereadores amamos de fato essa ilha e todos aqueles que a gente abraça  para cidadão, com certeza recebe nosso afeto, nosso carinho e o nosso compromisso como membro do legislativo de trabalhar ainda mais por nossa São Luís. E eu sempre digo a educação é a mola transformadora da sociedade”.

A sessão somente contou com a participação de gestores da universidade, professores e servidores, além de autoridades políticas.

Por Paula Lima

Fotos: Rafael Carvalho