Novo prédio da UEMA é inaugurado em Itapecuru-Mirim

Por em 21 de dezembro de 2022

Foi realizada ontem(20), a solenidade de inauguração do novo prédio da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) Campus Itapecuru-Mirim.

O evento contou com a presença de membros da Gestão Superior, comunidade acadêmica local, autoridades políticas estaduais e do município.

O novo prédio tem três pavimentos, com várias salas de aula, laboratórios, biblioteca e uma extensa área para estacionamento.

A obra é objeto de uma parceria com a Secretaria de Estado da Educação, iniciada durante o governo Flávio Dino,  e cuja conclusão acontece na gestão atual do governador Carlos Brandão.

“Eu agradeço a todos esses entes de governo que compreenderam a necessidade da UEMA e nos apoiaram, liberando o prédio do CAIC e reformando, de modo que, hoje, pudéssemos entregar para a nossa comunidade acadêmica de Itapecuru-Mirim. É um sonho de gerações de alunos, a UEMA tem dezoito anos de presença nesta cidade e eu acho que esse presente vem exatamente sinalizar a maturidade da nossa instituição. Novos sonhos, novos desafios, novas possibilidades de cursos, de soluções educacionais. O fato é que a UEMA reafirma o seu compromisso com a educação superior, com a educação do Maranhão e de contribuir com essa região tão relevante, tão importante estrategicamente para o desenvolvimento do nosso estado. É um dia de alegria que eu, estando há dez dias de deixar a reitoria, pude participar ainda de entregas de equipamentos renovados como esse, é algo que eu levarei pra minha trajetória de vida como uma lembrança de um momento memorável como reitor da UEMA”, disse o reitor Gustavo Costa.

Além do descerramento da placa inaugural, também houve o descerramento de uma placa em agradecimento ao senador eleito, Flávio Dino, e ao vice-governador eleito, Felipe Camarão, por fazerem parte do processo de autorização da obra.

“A UEMA completa 18 anos aqui em Itapecuru. O campus Itapecuru-Mirim merecia esse prédio novo para que possa ter mais cursos e novas oportunidades. A gente prometeu, pactuou, a obra andou. Atrasou um pouco, mas aqui nós estamos cumprindo a minha palavra, do Flávio, do Brandão, da Thalita, do Gustavo, do prefeito, dos vereadores. E quem ganha com isso é a população”, comentou o vice-governador eleito para o mandato que inicia em janeiro,  Felipe Camarão.

Para o prefeito Benedito de Jesus Nascimento: “Esse novo Campus representa um novo momento da história da UEMA em Itapecuru-Mirim”.

A alegria da comunidade acadêmica local em receber instalações novas foi externada pela diretora do Campus, Thalita Karollaine de Queiroz Pereira

“São dezoito anos de história que a UEMA Campus Itapecuru-Mirim tem nesta cidade. E, graças a Deus, a nossa Gestão Superior e também ao Governo do Estado que estamos concretizando esse grande sonho. Um sonho de todos os jovens, de toda a população local e de toda população circunvizinha de Itapecuru-Mirim. É um marco histórico para todos que irá permitir trazer novas possibilidades, novos horizontes, novos cursos, fortalecendo ainda mais a nossa pesquisa, o nosso ensino e a nossa graduação”, comemorou Thalita.

Por Débora Souza

Fotos: Débora Souza