UEMA inaugura Museu Dokuchaev de Solos, Minerais e Rochas


Por em 5 de dezembro de 2022



Na manhã desta segunda-feira (05), a Universidade Estadual do Maranhão inaugurou o Museu Dokuchaev de Solos, Minerais e Rochas.

O Museu Dokuchaev visa apoiar as atividades de ensino, pesquisa e extensão da UEMA e divulgar e popularizar a ciência dos solos, promovendo conhecimento sobre os tipos de solos do estado e suas relações ambientais, sociais e econômicas, além de proporcionar ao público o contato visual e sensorial dos solos.

Segundo a chefe do Museu Dokuchaev, Marlen Barros Silva, o Museu surgiu da necessidade de proporcionar aos estudantes o conhecimento na prática. “Com o museu a gente tem condições de mostrar a diversidade dos solos, mostrar alguns impedimentos que tem o solo, a potencialidade agrícola, limitações, sensibilizar as pessoas sobre a importância do solo”.

Ainda de acordo com Marlen Silva, o museu conta em seu acervo com uma coleção de rochas e minerais, uma coleção de macromonolítos (representações dos solos da forma que se encontram no campo), e experimendoteca, como são chamados alguns experimentos que mostram por exemplo o comportamento da água no solo.  “Ter todo esse material aqui isso ajuda muito porque as vezes é dificil levar uma turma para outra cidade para ver um solo que só tem naquela região e que é importante do ponto de vista agrícola, então a gente tem aqui pra mostrar pro nosso visitante” disse.

Diretora do Centro de Ciências Agrárias, Ana Maria Silva de Araújo, destacou a relevância do espaço para a conscientização da importância dos solos e seu estudo. “Com esse museu a gente ressalta a importância que tem o solo, como recurso natural, que precisa ser cuidado e que precisa ter um manejo adequado. A escolha do dia de hoje não foi por acaso, hoje é considerado o dia mundial do solo, então nada mais adequado escolher esse dia para essa inauguração, e com esse museu estamos tentando conscientizar as pessoas da importância do solo para nossa vida, para garantir a segurança alimentar, a segurança no planeta, porque o solo abriga uma diversidade muito grande de microorganismos, que a gente precisa para dar continuidade na vida na terra”, afirmou a diretora.

Para o vice-reitor da UEMA, Walter Canales o museu vai aprimorar o conhecimento dos acadêmicos. “Fico feliz quando a gente vem inaugurar uma instalação com essa, que trabalha o ensino na prática, e isso é muito importante porque é o caminho para vida profissional. Esse Museu vai dar um subsídio maior aos cursos das areas de agrárias, bem como de geografia, engenharia civil, pois será uma importante fonte de estudo. A partir de espaços como esse, que unem a teoria e a prática, a universidade sempre vai conseguir uma melhor qualidade para tudo que é oferecido aqui no campo acadêmico”, disse.

O Museu Dokuchaev de Solos, Minerais e Rochas fica localizado na Fazenda Escola e está aberto a visitação.

Museu Dokuchaev

O Museu leva o  nome Dokuchaev em homenagem ao pesquisador russo Vasily Dokuchaevconsiderado o pai da pedologia, que é o estudo dos solos no seu ambiente natural.

Por: Polyanna Bittencourt



Últimas Postagens