Campus Colinas realiza minicurso “Educar para diversidade cultural na escola”

Por em 25 de outubro de 2022

O Campus Colinas da Universidade Estadual do Maranhão realizou nos dias 19 e 20 de Outubro, o minicurso com o tema “Educar para diversidade Cultural na escola”, uma das ações dentro do projeto de extensão Diversidade Cultural na escola, do curso de Letras, sob a coordenação do professor João Acácio Pavão, com a colaboração e
ajuda dos acadêmicos Susana de Sousa Araújo, Suelen Araújo de Sousa , Miltânia Borges dos Santos , Simone da Silva da Conceição , Adah Miriely da Silva Ferreira , Joelson Barbosa Ribeiro , João Victor Silva Feitosa e Gessica Pereira Sousa.

O minicurso, que aconteceu no auditório do campus, teve como objetivo trazer a temática da diversidade cultural sobre um prisma da elaboração do plano de aula. Durante o evento foram apresentados conteúdos para uma boa construção do plano de aula em conexão com o tema apresentado. Durante o evento foram desenvolvidas oficinas, elaboração de planos de aula e participações externas de professores e estudantes da comunidade local.

O coordenador do projeto, professor João Acácio Pavão Ministrou o minicurso salientando a importância de abordar temas dessa natureza para os alunos dos anos inicias do ensino fundamental, oportunizando ao mesmo tempo aos acadêmicos e futuros professores presentes métodos de como elaborar um bom plano de aula aderindo temas de tão grande relevância como o da diversidade cultural na escola na contemporaneidade.

Segundo o Prof. João Acácio, ainda será realizado um seminário cujo título tem a mesma temática do minicurso, como última etapa do plano de trabalho do projeto de extensão. “Esta atividade foi pensada tendo em vista que os docentes e discentes pudessem adquirir um novo olhar para a diversidade cultural introduzindo agora e futuramente no plano de aula a temática da diversidade com o fim de se realizar atividades que possam estimular nos educando-os o respeito pelo próximo”, concluiu.