NOTA OFICIAL: reunião realizada na Reitoria com os estudantes que representam o movimento de ocupação deflagrado na última semana

Por em 19 de setembro de 2022

A propósito da reunião realizada hoje na Reitoria com os estudantes que representam o movimento de ocupação deflagrado na última semana, no campus Paulo VI, a Administração Superior da UEMA vem a público, em respeito a toda comunidade universitária e à sociedade em geral, informar dos encaminhamentos pactuados:

1. O movimento formalizará, nesta semana, ao Gabinete da Reitoria a indicação de 04(quatro) estudantes, devidamente matriculados, para compor comissão que será designada pelo Reitor, também até o final desta semana, para discutir as condições e encaminhar propostas ao Conselho de Administração-CAD com vistas ao funcionamento do Restaurante Universitário no período noturno.
  2. A Reitoria editará Portaria Normativa contendo orientações sobre o acesso ao Restaurante Universitário e fornecimento de alimentação a estudantes com filhos/filhas até a idade de 05(cinco) anos.
  3. O movimento formalizará, nesta semana, ao Gabinete da Reitoria a indicação de 04(quatro) estudantes, devidamente matriculados, para compor comissão que será designada pelo Reitor, também até o final desta semana, para discutir e encaminhar propostas ao Conselho de Administração-CAD sobre as políticas estudantis de moradia e de creche.
  4. A Pró-Reitoria de Infraestrutura agendará, nesta semana, visita ao prédio do DCE para levantar, junto aos estudantes, as necessidades de reforma do espaço e em seguida dar início à elaboração do projeto da obra, que será autorizada logo após a conclusão da regularização da entidade.
  5. A Pró-Reitoria de Graduação oficializará, como de praxe, aos campi, centros, cursos e departamentos acadêmicos acerca da retomada dos processos seletivos suspensos por vedação da lei eleitoral, bem como dos procedimentos para contratação de professores substitutos com vistas à oferta regular de disciplinas no ano letivo de 2023.
  6. A Reitoria dará conhecimento aos estudantes do relatório de segurança do sistema das eleições para reitor e vice-reitor a ser elaborado pela UFRN, conforme deliberação do próprio Conselho Universitário. Foi esclarecido ainda que o sistema utilizado nas eleições está à disposição dos órgãos externos de controle, que vêm acompanhando desde o início todo o processo.
  7. A Reitoria informou sobre a disposição de apoiar a realização do Congresso de Estudantes da UEMA, compreendendo ser um importante espaço de amadurecimento político-institucional.
  8. O movimento compromete-se em pôr fim à ocupação do prédio da CTIC, considerando os encaminhamentos acordados na reunião de hoje.
  9. Informa, finalmente, que a reunião transcorreu por mais de 4 horas, dentro dos elevados princípios éticos de respeito e urbanidade, mediante um diálogo aberto, franco e propositivo, o que permitiu encaminhar pontos relevantes para o aprimoramento das políticas institucionais. Tratou-se de um caminho virtuoso a ser sempre buscado, em todos os níveis de gestão e deliberação, por todos os segmentos. Demonstramos ser possível sim construir convergências e soluções pacíficas e possíveis quando há firme disposição e boa vontade.

São Luís, 19 de setembro de 2022

Prof.Gustavo Pereira da Costa

Reitor

Acesse documento oficial AQUI.