Avaliação Quadrienal da CAPES: Programa de Pós-Graduação em História (curso de mestrado e doutorado) sobe para conceito 5

Por em 19 de setembro de 2022

A Universidade Estadual do Maranhão obteve excelente resultado na avaliação quadrienal (2017 – 2020) pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Entre os programas que obtiveram elevação de conceito está o Programa de Pós-graduação em História – PPGHIST (curso de mestrado e doutorado), que elevou o conceito para 5.

“A Nota 5 reconhece um programa nacional de alto nível. Parabenizamos a todos os professores e pesquisadores do Programa, a todos os que têm contribuído com sua consolidação, aos alunos egressos e, atualmente, matriculados, às diferentes gestões do programa e da UEMA, aos órgãos de fomento, a todo o esforço coletivo que levara a tal resultado. O Maranhão tem História! O Maranhão tem Ensino de História! O Maranhão é História Viva! Parabéns PPGHIST-UEMA!”, disse o Coordenador do Programa, Prof. Dr. Antonio Evaldo Almeida Barros.

Sobre o Programa

O Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIST), modalidade profissional, é composto pelos cursos de Metrado e Doutorado. O Mestrado foi criado pela Resolução n. 1054/2013 CEPE/UEMA e aprovado pela CAPES em julho de 2013. O Doutorado, pela Resolução nº1267/2017 CEPE/UEMA e aprovado pela CAPES em outubro de 2019. O PPGHIST  visa qualificar profissionais dedicados à docência no ensino básico e contribuir com o seu papel de agente condutor de práticas pedagógicas.

A finalidade é atualizar competências e habilidades capazes de proporcionar um refinamento teórico-metodológico e pedagógico do historiador-docente, ante as novas diretrizes para o Ensino de História, estabelecidas desde a elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Assim, pretende contribuir para a transformação do professor-docente em agente ativo do processo de construção de novas estratégias pedagógicas, capazes de alterar o cotidiano do ensino da História em nosso Estado.

Para tanto, a reflexão sobre os aspectos epistemológicos e metodológicos que envolve o campo da História, será apreendida a partir da interface entre História, Ensino e Narrativas, eixos a serem desenvolvidos e articulados a partir do conhecimento historiográfico, estratégias metodológicas e múltiplas linguagens, inseridas no cotidiano escolar.

Por Paula Lima