UEMA realiza aula inaugural da primeira turma do curso de Relações Internacionais
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 22 de agosto de 2022
A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) realizou na tarde de hoje (22), no auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), a aula inaugural do curso de Relações Internacionais, primeira turma do Estado do Maranhão.
Participaram da solenidade, o reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa; a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Rita de Maria Seabra Nogueira; a coordenadora de Ensino e Graduação, Luzinete Lopes, representando a pró-reitora de Graduação, Fabíola Santana; o presidente do Conselho Regional de Economia (CORECON), João Carlos Marques; o diretor do CCSA, Nicodemos Costa; o diretor do curso de Relações Internacionais, Thiago Allison Cardoso de Jesus; as palestrantes da tarde, professoras Anete Alberton e Dinorá Eliete Foriani da UNIVALI.
O reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa, destacou que a Universidade, cumprindo seu papel de casa do conhecimento, conseguiu interpretar anseios, expectativas, identificar a necessidade do curso de Relações Internacionais e reunir o que tínhamos de melhor para oferecer a vocês que acreditaram na nossa proposta institucional, no nosso projeto pedagógico, para uma formação que procurasse dar conta de olhar para o mundo como ele hoje se mostra para nós, em um grande contexto interdependente, onde a sociedade em rede, não só está comprovada, como está efetivamente presente desde as nossas mínimas atividades até a grande integração do mercado de oportunidade de trabalho ou mesmo dos mercado financeiros. Dentro desse horizonte de possibilidades que o curso de Relações Internacionais inaugura sua primeira turma hoje”.
De acordo com o diretor do curso de Relações Internacionais, Thiago Allison Cardoso de Jesus “é uma alegria iniciar esse semestre letivo com essa solenidade de implementação do nosso curso de Bacharelado em Relações Internacional, que é o primeiro do Maranhão e um dos poucos do Nordeste, sendo uma área cuja a concentração de cursos se dá no eixo sul e sudeste. Eu, particularmente, nesse momento penso que nós estamos aqui a fazer história que é o resultado de uma produção coletiva”.
Na oportunidade, as palestrantes Anete Alberton e Dinorá Eliete Foriani trataram sobre conceitos e temas que são de suma importância para o entendimento sobre Relações Internacionais.
O curso de Relações Internacionais (RI) traz em sua matriz curricular conteúdo que contempla uma formação ampla sobre o mundo contemporâneo, sobre as políticas externas e as atuais práticas para diplomacias, bem como sobre macro e microeconomia em suas múltiplas funcionalidades, além de, questões socioambientais, direitos humanos, regionalismos e sobre o trato entre os Estados Nacionais nas diversas operações.
Por: Karla Almeida
Fotos: Luís Paulo