Assembleia Legislativa concede título de cidadão maranhense e medalha “Terezinha Rego” ao reitor da UEMA

Por em 5 de maio de 2022

Na manhã desta quinta,5, a Assembleia Legislativa do Maranhão concedeu o título de cidadão maranhense e a medalha do mérito legislativo “Terezinha Rêgo” ao reitor da Universidade Estadual do Maranhão, Gustavo Pereira da Costa. Os projetos de resolução legislativa n º071/2019 e nº 072/2019 são de autoria do Deputado Estadual Duarte Júnior.

A concessão do título de cidadão maranhense é atribuída a pessoas que reconhecidamente tenham prestado relevantes serviços à comunidade e/ou tenham se destacado pelo desempenho na vida pública ou privada. Já a medalha “Terezinha Rêgo” é voltada para os cidadãos que contribuíram decisivamente para o desenvolvimento científico, educacional e tecnológico do Maranhão e do Brasil.

Em seu discurso na Assembleia Legislativa, o reitor da UEMA pontuou que é carioca de nascimento e maranhense de coração. “Aqui estou agora eu e minhas circunstâncias. Sou filho e neto de maranhenses (…). Chegamos aqui em 1980. Eu tinha apenas 6 anos, ocasião em que, sem ao menor discernir, comecei a me fazer maranhense. Aqui me criei e me reconheço indivíduo e parte de um todo” disse Costa.

O homenageado frisou ainda a honra de receber títulos tão nobres. “Entrei hoje aqui de um jeito e sairei de outro, modificado”.  Em alusão à Ferreira Gullart, o professor ressaltou: “o meu todo hoje é o Maranhão”.

Para o Deputado Duarte Júnior, são duas justas homenagens a uma pessoa que apesar de não ter nascido em nosso estado fez pelo Maranhão o que poucos fazem. “O exemplo e trajetória do professor Gustavo Costa servem como farol, como uma luz no final do túnel: é sim possível fazer educação pública de qualidade! Você nos ensinou isso da melhor forma, colocando a teoria na prática”, frisou o Deputado.

Segundo o vice-reitor da UEMA, Walter Canales Sant´Ana, só cabem elogios ao reitor Gustavo Costa. “Só podemos tecer elogios a sua pessoa, que tem lado humano e amigo tão destacados. Sempre nos dá um alento por poder conviver com uma pessoa como Gustavo Costa. Essa é uma homenagem justa e representativa a quem está elevando o ensino superior do Maranhão”, sublinhou Sant´Ana.

Na cerimônia, o Procurador Geral do Estado, Rodrigo Maia Rocha, estava representando o Governador do Estado, Carlos Brandão. O reitor da UEMA nos anos de 2007 a 2014, José Augusto Silva Oliveira, compôs a mesa da solenidade.

Entre os presentes na Assembleia Legislativa estavam familiares, amigos e a comunidade acadêmica da UEMA.

Trajetória

Natural do Rio de Janeiro, Gustavo Pereira da Costa, construiu sua carreira e vida no Estado do Maranhão, há mais de 30 anos. É casado com Nívea da Costa e tem duas filhas, Gabriela Costa e Isabela Costa.

No âmbito profissional, é Professor Adjunto da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Graduou-se em Administração pela UEMA em 1996 e em Direito pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA no ano de 1999. Ele concluiu o mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2000. Após 12 anos, tornou-se doutor em Administração pela Ebape/FGV. É Pesquisador integrante no grupo de pesquisa Núcleo de Estudos de Administração Brasileira – ABRAS, da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Gustavo Costa é Auditor Externo do Tribunal de Contas do Estado.

Na UEMA, foi Vice-Reitor nos anos de 2007 a 2010 e 2011 a 2014. Em 2015, tornou-se Reitor da Universidade Estadual do Maranhão. Ele está no seu segundo mandato à frente da UEMA.

“Ingressei como estudante da UEMA há três décadas. Conheço cada palmo desse chão. A UEMA me fez conhecer o Maranhão de norte a sul, de leste a oeste. São muitas lutas e grandes conquistas nessa Universidade, que também aqui está sendo homenageada. Tenho muito orgulho de ser UEMA. Viva o Maranhão. Obrigada a todos”, concluiu Costa.

Por: Walline Alves

Fotos: Luís Paulo Sousa