UEMA lança edital para popularização da Agenda 2030 e dos ODS


Por em 3 de maio de 2022



                                                                                                 

A Universidade Estadual do Maranhão, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis e da Assessoria Especializada na Articulação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS/UEMA, lançou, nesta terça (03), o Edital referente à popularização da Agenda 2030 e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Fizeram parte da mesa, o reitor Gustavo Costa; vice-reitor Walter Canales; pró-reitor de Extensão e Assuntos Estudantis, Paulo Catunda; Superintendente de Gestão Ambiental (AGA), Andréa Araújo do Carmo; Assessora da ODS UEMA, Ariadne Enes Rocha; Coordenadora da Escola Ambiental do Maranhão, Layse Campos; Assessor Técnico da Secretaria de Estado de Educação (SEDUC), Luís José Câmara; Membro da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (CIEA/MA), Marcos Silva; Chefe do escritório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em São Luís, Ofélia Silva.

                                                                                 

O edital tem o objetivo de apoiar financeiramente a realização de eventos na forma de congresso, conferência, seminário, simpósio, colóquio, encontro, fórum, jornada, curso, minicurso, treinamento, networking, workshop, festival e afins, de abrangência internacional, nacional, regional ou local, para a popularização da Agenda 2030 e dos ODS.

                                                                                   

Na ocasião, o reitor Gustavo Costa explicou que a UEMA lançou o Edital de Popularização dos ODS apenas como uma semente que precisa ser cuidada para germinar e dar frutos que possam beneficiar a toda a sociedade.

“Vivemos o biênio dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Elegemos esses dois anos, 2021 e 2022, para mobilizar a comunidade acadêmica em torno de um projeto, que é o projeto da nossa civilização. Nos dias atuais, a única utopia possível é a defesa intransigente de um desenvolvimento sustentável, que priorize as pessoas, a existência digna, a nossa relação com o meio ambiente, com a fauna, a flora, com as riquezas que a natureza nos fornece, revendo a relação nossa com aquilo que é nossa casa, o planeta. Temos na proposta do edital o direcionamento para apoiar iniciativas de pesquisadores, alunos comprometidos, pessoas que queiram neste momento, abraçando essa temática, direcionarem ou redirecionarem os seus esforços de pesquisa, de compartilhamento de informações, de retorno das informações para a comunidade. O edital vem a somar com um conjunto de iniciativas de alto fomento financiadas pela UEMA, outras pela Fapema, parceiros, que no final todos reunidos fazem esses projetos acontecer. É muito importante que os ODS sejam a principal inspiração do Plano de Desenvolvimento Institucional da UEMA nos próximos anos, importante ter uma superintendência, uma assessoria que mobilize a comunidade, mas precisamos também de ações concretas e para isso é necessário ações, energia, força do trabalho e recursos financeiros. Hoje estamos aqui apenas colocando uma semente para que possa germinar e dar belos frutos. Professores, alunos, técnicos acessem o edital, estudem as possibilidades e coloquem a energia que tanto precisamos”, disse o reitor Gustavo Costa.

De acordo com o vice-reitor Walter Canales, esse é “um momento importante, pois a UEMA tem como missão a formação de cidadãos para o desenvolvimento do estado do Maranhão. E não há como formar, não há como educar se hoje não tivermos essa importante integração com a sustentabilidade. E a sustentabilidade aqui na Universidade permeia todos os nosso documentos, resoluções, iniciativas, nosso Plano de Desenvolvimento Institucional, que dita as regras e diretrizes da nossa Universidade nos próximos cinco anos, tudo alinhado a sustentabilidade, mais precisamente aos ODS. E isso nos deixa muito tranquilos, uma vez que os passos da nossa Universidade em todos esses anos serão guiados por essas instruções ambientais, que vão fazer um mundo melhor. Não é fácil, mas esse instrumento lançado agora, o edital, vai ajudar muito. Estamos dando um passo concreto para que o objetivo seja atingido”.

O pró-reitor de Extensão e Assuntos Estudantis, Paulo Catunda, falou do quanto a UEMA tem sido fundamental na convergência de parcerias em prol do desenvolvimento do Maranhão em vários aspectos, incluindo a questão ambiental. “As ODS não é de ninguém, mas ao mesmo tempo é de todo mundo. Essa frase explica muito sobre a importância dos ODS. E aliado a esse edital temos várias outras iniciativas, o edital da sustentabilidade, Mais Extensão, PIBEX, Acolher. Na verdade, hoje, a PROEXAE é um grande celeiro, onde encontramos todos os ODS nos nossos projetos. Um fruto de muito trabalho. Diante de tudo, eu uso sempre a palavra convergência. Creio que o reitor Gustavo conseguiu uma convergência, convergência das pessoas que estão aqui e é dessa forma que vamos conseguir melhorar a situação do nosso Estado, país, mundo. Estamos nesse caminho. E o mais importante é que buscamos sair da Universidade, com nossos projetos seja de extensão, de pós-graduação. A UEMA hoje é convergente e está indo além dos muros da Universidade”, destacou.

A chefe do escritório do UNICEF em São Luís, Ofélia Silva, comentou sobre a parceria entre UEMA e UNICEF, ressaltando que é possível fortalecer os indicadores de desenvolvimento no Maranhão através de iniciativas como essa do edital de popularização dos ODS.

Para o Membro da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (CIEA/MA), Marcos Silva, “ao financiar atividades relativas aos ODS, a Universidade abre espaço para muitas esferas. O Maranhão é um estado que realmente precisa se incorporar aos ODS. Importante essa responsabilidade socioambiental da UEMA, não somente para professores e universitários, mas para a sociedade em geral”.

Serão destinados a esse Edital, recursos financeiros no valor total de R$ 400.000,00 (quatrocentos mil reais), oriundos da Universidade Estadual do Maranhão. O recurso será distribuído de acordo com a descrição da abrangência (internacional, nacional, regional ou local) e modalidade do evento (remoto, presencial ou flexível).

Confira o edital AQUI.

Por Paula Lima

Fotos: Rafael Carvalho



Últimas Postagens