UEMA e SEAP firmam convênio para produção de bens e prestação de serviços na Universidade

Por em 2 de maio de 2022

O Reitor da Universidade Estadual do Maranhão, Gustavo Pereira da Costa e o Secretário de estado de Administração Penitenciária, Murilo de Andrade de Oliveira, assinaram na manhã desta segunda-feira (02), acordo de cooperação para a inclusão de mão de obra carcerária em ciclos produtivos de confecção de bens e prestação de serviço para a Universidade.

O acordo entre a UEMA e a Secretaria de Estado de Administração Pública (SEAP), objetiva inserir pessoas privadas de liberdade em ciclos produtivos de trabalho e renda, viabilizando a ressocialização, capacitação profissional, inclusão social e remição de pena, bem como renda para suas famílias.

De acordo com o reitor, Gustavo Costa, o convênio atende a vários objetivos e o mais importante deles é a ressocialização dos detentos. “Essas ações do governo do Estado, por meio do SEAP, no sentido da ressocialização dos detentos através desses trabalhos, como a produção de móveis, que tem atendido a enorme demanda dos órgãos públicos, é extraordinário no processo de humanização, de educação e formação das pessoas que estão privadas de liberdade. Esse é um trabalho que beneficia a todos e acredito que esse convênio assinado hoje é muito profícuo e que os resultados logo serão sentidos pela comunidade acadêmica”, afirmou o reitor.

O secretário da SEAP, Murilo Oliveira, destacou a importância da parceria com a Universidade. “É muito gratificante trazer mais essa parceira tão importante quanto a Universidade Estadual do Maranhão para nos ajudar, auxiliar na ressocialização das pessoas privadas de liberdade. Então com esse convênio, o sistema prisional ganha, a UEMA ganha, pois vai ter móveis novos e com um custo menor, e a sociedade ganha, porque temos pessoas sendo ressocializadas e também gerando economia para o estado”, disse Murilo.

Com o convênio serão confeccionados móveis para os prédios da universidade, como cadeiras, mesas e armários, bem como a reforma de mobiliários.

Por: Polyanna Bittencourt

Fotos: Rafaela Mendes