Reitoria discute sobre a segurança do campus Paulo VI com gestores e entidades

Por em 27 de abril de 2022

O reitor da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) Gustavo Costa realizou, hoje (27/04), na Reitoria, mais uma reunião para discutir a segurança no Campus Paulo VI, contando com a participação de gestores e representantes de entidades.

O reitor abriu a reunião falando sobre as características do Campus da UEMA em São Luís, denominado cidade universitária. Apresentou um breve diagnóstico situacional dos eventos críticos que põem risco as pessoas e o patrimônio da UEMA e dos particulares. Informou sobre algumas ações que estão sendo planejadas e outras executadas para aprimorar o sistema de segurança.

Dentre elas, a melhoria da iluminação pública; a poda e capina da vegetação próximas as áreas de circulação; melhoria da sinalização; reforço na vigilância nos acessos à área do Campus; colocação de câmeras de videomonitoramento; controle de acesso aos prédios; sistemas de identificação. Mencionou também da possibilidade de haver um posto permanente da PM no Campus, mas indicou a necessidade das entidades e gestores avaliarem e discutirem internamente essa medida que vem sendo exigida da Reitoria.

Foi consenso na reunião que há locais e horários de maior risco e de grande incidência de furtos, roubos, arrombamentos, que deixam as pessoas em estado de insegurança permanente. Também houve unidade de entendimento de que é preciso aprimorar os mecanismos hoje existentes, implantar novas ações e buscar parcerias. Também foram apresentados relatos de situações específicas para as quais hoje não há ação correspondente, até mesmo pela característica do serviço dos vigias da UEMA e da vigilância patrimonial terceirizada. Além disso, houve concordância em relação as campanhas educativas internas sobre atitudes de prevenção e autoproteção.

Ficou acordado que, em até 30 dias, o CAD vai deliberar sobre tais pontos, inclusive sobre o posto da PM. Com isso, os participantes da reunião saíram com a responsabilidade de promover o debate propositivo junto a seus pares.

Por fim, o reitor enfatizou que as decisões a serem tomadas e as medidas a serem implantadas serão pautadas na premissa de que as pessoas e o bem-estar delas devem estar sempre em primeiro lugar e que tudo será feito para que todos sintam-se seguros no ambiente universitário.