UEMA realiza aula inaugural do Mestrado em Educação
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 19 de abril de 2022
A Universidade Estadual do Maranhão realizou nessa segunda, 18, a aula inaugural da turma de 2022 do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado Profissional em Educação – PPGE/UEMA.
O evento, que aconteceu no Auditório Novo do Prédio CCSA/UEMA, teve como palestrantes o sociólogo e professor universitário da Universidade de Brasília, Pedro Demo, o prof.Dr. da Universidade Estadual do Ceará e Universidade de Brasília, Renan Antônio da Silva. A mediação da palestra foi realizada pela profa.Dra. da UEMA, Kallyne Alves.
Para o vice-reitor da UEMA, Walter Canales Sant´ana, a Universidade participa ativamente da formação de professores do Estado e contribui de forma significativa para a melhoria da Educação no Maranhão. “O curso atende à formação de pessoal qualificado para a prática profissional competente e transformadora, mediada pelo método científico, cuja finalidade é habilitar profissionais para atuar em atividades técnico-científicas e de inovação, no exercício da docência e da gestão educacional e escolar. Parabéns à coordenadora do PPGE/UEMA, Profa Ana Lúcia Duarte, e demais docentes pelo trabalho à frente do programa”, pontuou.
O Programa de Mestrado em Educação da UEMA conta com mais de 60 alunos matriculados. Neste ano, há ainda oito alunos matriculados oriundos do convênio com o IEMA.
Sobre o PPGE
O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) – Mestrado Profissional em Educação tem o objetivo de contribuir para qualificar e fundamentar a prática de professores, gestores escolares, gestores de sistemas de ensino e demais profissionais da educação, com vistas a compreender seu universo de atuação profissional e realizar intervenções que contribuam para a melhoria da qualidade da educação.
O Mestrado Profissional em Educação visa, também, à atualização permanente do conhecimento teórico-prático na pesquisa aplicada e na proposição de inovações e aperfeiçoamentos com vistas à solução de problemas relacionados aos diversos campos de saberes e de atuação profissional na educação básica, visando atender demandas sociais, organizacionais ou profissionais, em âmbito nacional, regional e local.
A área de concentração do Programa é “Gestão e formação de professores na educação básica”, que tem como foco central o estudo das políticas e práticas de gestão, bem como da formação de professores, a profissionalização e o trabalho docente, entendidas como elementos de produção de sentido e significado nos processos de desenvolvimento das instituições educativas. Os estudos priorizam as políticas e práticas de gestão educacional e escolar, em torno das seguintes temáticas: gestão; planejamento; formação continuada de professores; e, práticas educativas escolares e não escolares. A formação no âmbito dessas temáticas caracteriza-se pelo esforço epistemológico e metodológico de aprofundamento, na interface com o estudo da realidade social, política, econômica, cultural e tecnológica, bem como das reformas educacionais em nível global. As investigações nessa área de concentração se desdobrarão em torno de duas linhas de pesquisa: Gestão educacional e escolar; Formação de professores e práticas educativas.
Por: Walline Alves