UEMA realizou o Workshop de lançamento do Curso Gestor Sustentável

Por em 13 de abril de 2022

A Assessoria Especializada na Articulação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS e a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) realizaram, na tarde de hoje (13), o Workshop de lançamento para a sensibilização sobre a temática Gestor sustentável.

O evento contou com a presença do reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa; do vice-reitor, Walter Caneles; da chefe de Divisão de Avaliação de Impacto Ambiental, Fabiana Brito Cantanhede, representando a superintendente de Gestão Ambiental, Andréa Araújo; a assessora ODS, Ariadne Enes Rocha e o representante da Comissão para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – CODS, Abraão Ramos da Silva; além de gestores e convidados.

A Assessora ODS, Ariadne Enes Rocha disse: “O Curso Gestor Sustentável contempla temas e conteúdos que permitirão para a comunidade acadêmica a sensibilização, o conhecimento e as mudanças de atitudes na forma de pensar o planejamento setorial e geral da UEMA”.

A chefe de Divisão de Avaliação de Impacto Ambiental, Fabiana Brito Cantanhede destacou que esse curso surge em um momento muito oportuno de retorno das aulas presenciais. “A Universidade hoje é referência na sustentabilidade e com essas diversas ações vai sempre caminhar a passos largos”.

O vice-reitor, Walter Canales mencionou que a melhoria da educação ambiental é feita na Universidade, de forma que as gerações sejam conscientizadas e reforcem cada vez mais a necessidade de um olhar para essa questão. “Não é um debate para o futuro, pois estamos vivendo os problemas no nosso dia a dia, de má gestão ambiental, das mudanças climáticas, portanto resta a nós, tentar frear o ritmo acelerados que essas mudanças estão tomando. Somos uma Universidade e temos o dever de passar essas informações para a comunidade acadêmica. Assim, os nossos gestores terão a oportunidade, por meio desse Curso, de entrar em consonância com o que a ODS e a Superintendência de Gestão Ambiental propõem, fazendo uma universidade mais sustentável e mais próxima do meio ambiente”, enfatizou Walter Canales.

De acordo com o reitor Gustavo Pereira da Costa “a sustentabilidade está assentada no mais fundamental de todos os bens, de todos os direitos, que é a vida e a UEMA como instituição de conhecimento, de pesquisa, de ampliação de fronteiras tem se comprometido em colocar essa pauta e suas consequências como um valor institucional, é isso que está escrito no nosso plano de desenvolvimento institucional. Além dos hábitos, além das boas práticas necessárias e premiadas, e o engajamento de tantas pessoas, é preciso que a sustentabilidade chegue para cada um de nós, membros da comunidade, com força para promovermos políticas que vão ao alcance desse ideal.  Esse curso, cuidadosamente pensado, contribuirá para que este princípio valor possa ser absorvido e transformado em iniciativa por parte dos nossos gestores”.

A palestra de abertura intitulada “Gestão Sustentável” foi realizada pela Pró-Reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (PROEX) da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Maria Santana Milhomem.

O Workshop abordou conteúdos e diálogos sobre o tema e apresentou o Curso GESTOR SUSTENTÁVEL que acontecerá em módulos nos meses de abril e maio.

O Curso integra o Programa de Formação de Gestores e é uma excelente oportunidade de discussão e partilha deste tema que é tão relevante para UEMA.

Por: Karla Almeida