UEMA realiza Acolhida Acadêmica para calouros 2022.1 em todos os campi

Por em 5 de abril de 2022

A Universidade Estadual do Maranhão realiza, durante toda essa semana, acolhida acadêmica para os calouros 2022.1, assim como para os veteranos que iniciaram na Universidade em 2020 e 2021, período da pandemia. O momento acontece em todos os campi da Instituição.

O reitor Gustavo Costa deu as boas vindas aos calouros  e destacou a importância desse momento aguardado por todos. “Estamos recebendo alunos que estão na UEMA há dois anos em sistema remoto e que, ainda, não tiveram a oportunidade de se fazerem presente no nosso ambiente, de frequentar as salas de aula, os laboratórios, as nossas dependências, naquilo que é muito importante para nossa Instituição, que é o convívio em comunidade, que é a interação, que é a troca, a construção também de relações amistosas, afetivas e de uma sociedade que se integra pelo conhecimento. Então, quero dá boas vindas a todos e a todas que se sintam verdadeiramente acolhidos. Este momento era muito aguardado por todos e por nós. Esse momento de abrirmos as portas literalmente da UEMA para recebê-los e recebê-las. Que vocês se sintam verdadeiramente felizes nessa jornada, que se reinicia na UEMA neste abril de 2022”, disse ele.

O vice-reitor, Walter Canales, realçou a importância de continuar mantendo os cuidados necessários. “São dois anos que estamos nessa luta contra a pandemia. Todos entendem os motivos que levaram a Universidade a manter as restrições impostas pela Organização Mundial de Saúde e demais medidas governamentais. Estamos caminhando para um outro passo, esperamos que isso termine em breve, mas não podemos esquecer de tomar os cuidados que ainda são necessários para que tenhamos toda a tranquilidade de estar na nossa universidade de maneira mais livre possível. Calouros sucesso nessa trilha dentro da Universidade”, destacou o vice-reitor, Walter Canales.

A Pró-reitora de Graduação, Fabíola Santana, disse que “finalmente podemos realizar o retorno das nossas aulas atividades acadêmicas após a queda do número de mortes e o aumento da cobertura vacinal. São dois longos anos distantes, sem esse contato caloroso, que o convívio em nossa Universidade proporciona. Importante lembrar que a pandemia ainda não acabou, então é necessário que tenhamos o cuidado conosco e com todos nós que fazemos parte da comunidade universitária. Nós todos da Pró-reitoria de Graduação desejamos a vocês um excelente retorno e que possamos colaborar com todos nesse novo encontro de nossas atividades”.

Ela, ainda, citou o Guia Prático para o Ensino Remoto do Professor e do Estudante, “que orienta todos vocês não somente sobre as atividades presenciais, mas também apresenta um pouco da história da UEMA, o que a UEMA traz para vocês de auxílio, de bolsas, tudo que a Instituição pode proporcionar”.

Segundo o Diretor do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), Fernando Lima, “esse momento para nós e para toda a academia tem um significado muito importante, devido a conquista pessoal, mas também social,  uma vez que estamos conseguindo superar todas as adversidades desses dois anos e, também, uma conquista acadêmica por estarmos recebendo e acolhendo esses novos alunos”.

O acadêmico do curso de Matemática bacharelado, Gabriel Pereira, está bastante empolgado com o retorno presencial: “era algo muito esperado, mas aí veio pandemia e agora voltamos com muita alegria e a todo vapor e com um incentivo a mais o prédio novo, um espaço mais amplo e confortável”.

Por Paula Lima