PROEXAE divulga Suplemento Especial na Revista Práticas em Extensão

Por em 5 de abril de 2022

Esta edição da Revista Práticas em Extensão apresenta o Suplemento Especial que contém 28 trabalhos resultantes de projetos contemplados pelo Programa Institucional Mais Extensão Universitária, de iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis da Universidade Estadual do Maranhão (PROEXAE/UEMA).

O Programa Mais Extensão visa fomentar ações extensionistas, para proporcionar a participação da comunidade acadêmica no desenvolvimento de projetos de extensão nos 30 municípios de menor Índice de Desenvolvimento Humano – IDH do Maranhão. Logo, o escopo do Mais Extensão é apoiar as ações governamentais nos municípios maranhenses de menor IDH, materializadas no Programa Mais IDH do Governo Estadual.

Além disso, tem como medida estratégica atuar em consonância com as linhas de extensão do Plano Mais IDH e seus respectivos subeixos: 1. Educação; 2. Gênero, Raça e Juventude; 3. Produção e Renda; 4. Saúde e Saneamento; 5. Infraestrutura; e 6. Cidadania, Gestão e Participação Popular.

Os municípios contemplados com ações desenvolvidas pelos alunos extensionistas sob a coordenação dos professores foram: Conceição do Lago-Açú, Água Doce do Maranhão, São Raimundo do Doca Bezerra, Santo Amaro do Maranhão, Itaipava do Grajaú, São Francisco do Maranhão, Serrano do Maranhão, São João do Sóter, Cajari, Lagoa Grande do Maranhão, Primeira Cruz, Araioses, Amapá do Maranhão, Pedro do Rosário, Centro Novo do Maranhão, Fernando Falcão, Aldeias Altas, São João do Caru, Arame, Afonso Cunha, Satubinha, Belágua.

A primeira edição do Mais Extensão teve edital lançado em 20 de dezembro de 2015, com ações realizadas no período de julho de 2016 a março de 2018. Foram executados 42 projetos com 41 coordenadores e cerca de 181 alunos extensionistas envolvidos nas ações. O programa alcançou diretamente um público-alvo de 3.964 pessoas e teve impacto indireto em aproximadamente 50.000 pessoas.

Em outra edição, o Edital Mais Extensão 2018-2020, n° 02/2018 – PROEXAE/UEMA, lançado em 19 de janeiro de 2018, foi realizada em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular – SEDIHPOP e contou ainda com a contribuição dos coordenadores de projetos da primeira edição do programa.  O referido edital contemplou 50 projetos de extensão com ações desenvolvidas no período de agosto de 2018 a julho de 2020, no qual houve prorrogação de mais um ano, devido ao cenário pandêmico ocasionado pela Covid-19, tendo sua finalização em dezembro de 2021.

De acordo com o professor Felipe de Jesus Moraes Júnior, Coordenador de Extensão da PROEXAE/UEMA, “é com muita satisfação, que reconhecemos o esforço e a dedicação de todos os envolvidos na realização dos 28 trabalhos que publicamos na Revista Práticas em Extensão – [Suplemento Especial]. Os municípios obtiveram êxito na troca de conhecimentos acadêmico, científico e tecnológicos, viabilizados entre universidade e comunidade”.

Acesse o link da Revista: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/praticasemextensao/issue/current

Por: Karla Almeida