Governo e UEMA vão inaugurar hoje o Bloco II do CCSA

Por em 31 de março de 2022

O Governador do Estado do Maranhão, Flávio Dino, e o vice-governador, Carlos Brandão, juntamente com o reitor da Universidade Estadual do Maranhão, Gustavo Costa, e o vice-reitor, Walter Sant´Ana, irão inaugurar, nesta quinta, 31, às 15h, o Bloco II do Centro de Ciências Sociais Aplicadas – CCSA da UEMA.

A nova área do CCSA, conta com uma construção de 2.173,51 m², estacionamento de 3.690,14m², auditório com 114 lugares, salas de grupos de pesquisa e foyer com copa e banheiros.

De acordo com o Diretor do Centro, Nicodemos Araújo Costa, na área ampliada do CCSA serão instaladas as salas de direção de cursos e chefias de departamento do Centro e a coordenação do Programa de Educação Intercultural indígena. Também funcionará no local a Agência de Inovação e Empreendedorismo (Marandu) da UEMA.

Para o reitor da UEMA, essa construção reforça o compromisso da atual gestão em incentivar o ensino, a pesquisa e a extensão como forma de consolidar a Universidade cada vez mais. “Este é mais um avanço na educação do Maranhão e na ampliação do nosso compromisso com a Instituição”, sublinhou o reitor.

Sobre o CCSA

Com a transformação da Federação das Escolas Superiores do Maranhão – FESM em Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, no ano de 1981, o Curso de Administração passou a ser incorporado na reestruturação da UEMA em 25 de abril do ano de 1994. Neste contexto foi criado o Centro de Ciências Sociais Aplicadas – CCSA, apresentando em sua nova estrutura o Departamento de Administração – DEA, Departamento de Ciências Sociais – DCS e o Departamento de Direito, Economia e Contabilidade – DDEC.

No ano de 1993, foi criado o Curso de Formação de Oficiais da Policia Militar do Maranhão – CFO-MA, em 2006 o Curso de Ciências Sociais Bacharelado e Licenciatura e no ano de 2009 o Curso de Direito.

Neste ano, o Centro também irá contemplar o novo curso de  Bacharelado em Relações Internacionais.

A atuação do CCSA foi ampliada com os Programas de Pós-Graduação em Cartografia Social e Política da Amazônia – PPGCSPA e o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioespacial e Regional – PPDSR, além das especializações lato sensu presenciais de Marketing Digital e Planejamento Estratégico Público e Privado. Há ainda os cursos na Modalidade a Distância (EaD) em Administração Pública e Especialização em Gestão Pública e Gestão Municipal, que pertencem ao Centro.

Comprovante de Vacinação contra COVID-19

Em consonância com a portaria normativa 76/2022 da UEMA (clique aqui para ler),  é obrigatória a comprovação da vacinação completa contra a Covid-19 para acesso, permanência e realização de atividades presenciais em todos os campi e dependências da Universidade Estadual do Maranhão, por toda a comunidade acadêmica (docentes, técnico-administrativos, discentes, participantes de programa de extensão, participantes de programas ou projetos específicos e bolsistas) e por todos os eventuais visitantes.

Por: Walline Alves