UEMA é selecionada para o programa Mulheres na Ciência

Por em 29 de março de 2022

A Universidade Estadual do Maranhão foi selecionada para o programa Garotas STEM, iniciativa que faz parte do Mulheres na Ciência do British Council. O projeto “Futuras pesquisadoras na microbiologia: vivenciando a diversidade dos microrganismos”, submetido pela professora Ilka Serra, foi selecionado para receber apoio por meio de recursos financeiros e treinamento em ensino de ciências e sua interlocução com as discussões de gênero e raça.

O programa Mulheres na Ciência do British Council em parceria com a Fundação Carlos Chagas oferece apoio financeiro e técnico a projetos já desenvolvidos, há pelo menos dois anos, em escolas, universidades, museus de ciência e organizações sociais que tenham como objetivo a inclusão de garotas nas áreas das ciências exatas e naturais, engenharias e computação.

O objetivo é apoiar o desenvolvimento científico e tecnológico incentivando o interesse, a participação e a formação de garotas para carreiras em áreas científicas e tecnológicas, onde mulheres ainda se encontram subrepresentadas.

“É uma alegria muito grande ter esse projeto aprovado, programa esse que faz parte do Mulheres na Ciência do British Council em parceria com a Fundação Carlos Chagas. O maior objetivo desse projeto é avançar nas questões relacionadas a ciência, principalmente destacando as mulheres no aspecto do gênero e da liderança. O projeto futura pesquisadoras na microbiologia e tem como meta despertar o maior número de garotas do ensino médio da rede pública, nós vamos trabalhar com o público no colégio Paulo VI, incentivando as meninas que tenham interesse pelo trabalho cientifico envolvendo a microbiologia. A microbiologia abrange ainda várias sub-disciplinas, incluindo virologia, bacteriologia, protistologia, micologia, imunologia e parasitologia,” ressalta a professora Ilka Chaves, orientadora do projeto.

As atividades de treinamento serão ministradas pelo STEM Education Hub – uma parceria entre o King’s College London e o British Council para a promoção da cooperação entre Brasil e Reino Unido nas frentes de pesquisa, formação e inovação que busca incentivar o ensino, aprendizagem e difusão das ciências, voltados à promoção de uma educação de qualidade para todos e todas.

Por Priscila Abreu