UEMA será parceira do British Council no Treinamento Mulheres em Tech

Por em 22 de março de 2022

A Universidade Estadual do Maranhão será parceira do British Council no Treinamento Mulheres em Tech – Lideranças Inclusivas, que faz parte do Programa Mulheres na Ciência, em parceria com o Programa DICE (Developing Inclusive and Creative Economies).

A proposta para participar do Treinamento foi submetida pela Agência Marandu de Inovação e Empreendedorismo da UEMA. A British Council selecionou somente sete instituições brasileiras para participar do projeto de formação.

O Treinamento Mulheres em Tech – Lideranças Inclusivas promove o desenvolvimento de capacidades de mulheres pesquisadoras e/ou profissionais da área das Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM, na sigla em inglês), que buscam desenvolver suas habilidades interpessoais e avançar em suas carreiras.

A formação será em formato online contendo 12 módulos para mulheres que buscam desenvolver suas habilidades de liderança e avançar em suas carreiras nos campos STEM.

De acordo com o diretor-executivo da Marandu, José Ribamar Morais, a UEMA terá o papel de fazer o recrutamento das pessoas, que se encaixam no perfil do treinamento, e colocar à disposição da British Council para fins de capacitação.

“A capacitação poderá desenvolver nossas pesquisadoras dentro de uma metodologia empreendedora, que certamente fará com que aumente o volume de contribuição dessas pessoas em termos de tecnologia e inovação para a Universidade e consequentemente isso trará reflexos para o desenvolvimento do estado, uma vez que ideias novas serão produzidas por esse grupo capacitado”, sublinhou Morais.

Mulheres em Tech pode ser realizado em diferentes contextos, permitindo adaptações e customização de acordo com as necessidades e objetivos das instituições parceiras.

As instituições selecionadas poderão replicar o treinamento para, no máximo, 40 pessoas e será responsável pelo acompanhamento das participantes ao longo do curso.

Participam desse projeto universidades, ONGs, organizações da sociedade civil, museus sobre ciências, instituições de apoio a pesquisa, instituições acadêmicas e empresas de tecnologia de pequeno e médio porte do setor de tecnologia, devidamente registrados de acordo com a legislação brasileira.

Por: Walline Alves