UEMA realiza aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Geografia, Natureza e Dinâmica do Espaço

Por em 14 de março de 2022

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) realizou na manhã desta segunda-feira (14), a aula magna do primeiro semestre de 2022 do Programa de Pós-Graduação em Geografia, Natureza e Dinâmica do Espaço (PPGeo).

Durante a aula inaugural, o coordenador do PPGeo, professor Luís Carlos Araujo dos Santos, parabenizou os ingressantes e falou que todos os esforços serão realizados para oferecer uma formação de qualidade aos alunos.

“Faremos tudo para proporcionar o melhor para vocês, objetivando uma formação qualificada e esperamos que vocês atendam as exigências da atualidade, em especial do nosso estado. Nessa perspectiva a formação profissional pressupõe, autonomia, capacidade de refletir sobre a realidade, criticidade e interagir com a diversidade sociocultural e analisar os processos de modernização e desigualdades sociais e ambientais tornando-se aptos para desenvolver a docência e pesquisa como professor pesquisador ou mesmo ingressar no mercado de trabalho”, afirmou o coordenador.

A coordenadora de pós-graduação, Nancyleni Chaves Bezerra, que representou a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação Rita Seabra, ressaltou o trabalho realizado no Programa para contribuir com o desenvolvimento do estado e com a formação dos alunos. “É importante frisar que pautado nas atuais necessidades mercadológicas, o PPGeo proporcionará a vocês o acesso a técnicas e teorias, fundamentadas nas linhas de pesquisa, que irão possibilitar uma formação e capacitação de qualidade, bem como gerar aplicar e divulgar conhecimentos visando o desenvolvimento da ciência geográfica, assim como já vem realizando”.

Das 25 vagas ofertadas pelo PPGeo, 8 são referentes ao acordo de Cooperação Técnica com Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) e duas vagas referentes ao Acordo de Cooperação Técnica com a Secretaria Estadual de Turismo (SETUR).

A diretora de Ensino e Pesquisa do IEMA, Mônica Piccolo, falou da importância da parceria feita entre as instituições. “Esse acordo fortalece a UEMA e o IEMA e é um desdobramento da politica de garantir a formação continuada de professores e que vai ajudar a promover uma educação de excelência no estado. Tenho certeza que a qualidade do trabalho que é desenvolvido no Programa vai impactar profundamente nas práticas pedagógicas nos nossos professores”, disse.

O professor da PPGeo e secretário municipal de turismo, Saulo Ribeiro dos Santos, também destacou o acordo realizado com a universidade. “Estamos felizes com a parceria e com todo o aporte que o PPGeo possui e assim poder proporcionar aos técnicos da secretaria o acesso a uma ampla gama de conhecimento em um Programa reconhecido pela CAPES pelo seu alto nível de qualidade e compromisso do corpo docente e dos projetos que são desenvolvidos”, afirmou o secretário.

A aula inaugural foi ministrada pelo prof. Dr. Marcos Aurélio Saquet, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) e teve como tema “Por uma concepção subversiva de Geografia voltada para a resolução de problemas populares”.

Confira o evento completo em: https://www.youtube.com/watch?v=4cy91r1zn54