UEMA forma mais de 1500 novos profissionais

Por em 17 de fevereiro de 2022

A Universidade Estadual do Maranhão formou, nesta quinta (17), mais de 1500 novos profissionais nas mais diversas áreas. Durante a Cerimônia Virtual de Colação de Grau, concludentes dos campi de São Luís, Bacabal, Balsas, Barra do Corda, Caxias, Codó, Coelho Neto, Colinas, Coroatá, Grajaú, Itapecuru Mirim, Lago da Pedra, Pedreiras, Pinheiro, Presidente Dutra, Santa Inês, São João dos Patos, Timon, Zé Doca e dos polos EaD celebraram a conquista do diploma universitário. Ambos distribuídos nos cursos de Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Música, Pedagogia e Química.

O reitor Gustavo Costa reforçou a importância de celebrar a conquista do diploma universitário neste período histórico para a humanidade. “Nesta colação, a maioria professores e professoras do presente e do futuro, haverão de entender que tivemos também, por conta da pandemia, definitivamente consolidada a sociedade em rede, o mundo digital, que se constrói sob o império de duas habilidades não humanas: a conectividade e a capacidade de atualização. Hoje nós todos estamos sendo monitorados pelos algoritmos e esta vida digital, esses momentos virtuais não substituirão a presencialidade, mas são uma forma nova de presencialidade. Logo este momento de colação de grau, tão esperado por todos nós não deve ser visto como um momento de menos emoção, de menos significado, de menor importância pelo fato de ser remoto. Ao contrário, celebrem, comemorem, festejem em primeiro lugar a vida, em segundo a oportunidade de concluir um ensino superior. A sua Universidade, no ano em que comemora quatro décadas de existência, reafirmou nesta pandemia o seu compromisso em educar para a vida. Mais do que educar para uma profissão é educar para a vida, para a sustentabilidade. Tenham nessa Universidade sempre um local acolhedor. Busquemos juntos, educador e educadora, a construção de uma civilização pacífica, igualitária e desenvolvida”, disse o reitor Gustavo Costa.

Para o Diretor do Campus Balsas, Luciano Façanha, representando todos os diretores de campi participantes da solenidade, hoje se inicia uma nova e ainda mais desafiadora jornada. “Tenho plena convicção de que estão preparados e terão uma bela e irretocável carreira profissional. A nossa UEMA ao completar 40 anos de existência será para sempre lembrada e amada por todos nós. Aqui foi e continuará sendo a nossa segunda casa. Seguiremos com nossa missão institucional e compromisso com o desenvolvimento do Maranhão, sendo referência no ensino, pesquisa e extensão, estando presente de norte a sul, de leste a oeste nos mais longínquos e não menos importantes municípios deste Estado. Promovendo educação, inclusão, transformação, realização de sonhos e metas de vida”, destacou ele.

Para o orador oficial Edmar Naves de Oliveira, do curso de Geografia do Campus São Luís, “hoje, mesmo em meio a essa crise de saúde que acometeu o mundo, concluímos mais uma etapa de nossas vidas. E esta, sem dúvidas, é apenas uma das tantas vitórias que estão por vir. Somos pessoas completamente diferentes com caminhos e objetivos diversos, mas que se respeitam e acima de tudo que tem uma história em comum: a formação de graduação na UEMA, instituição essa que nos acolheu tão bem e que daqui levaremos as melhores lembranças de nossas vidas acadêmica. Chegamos ao fim dessa etapa com a sensação de dever cumprido”.

A aluna Acássia Moreira Lima Silva, do Curso de Geografia do Campus Timon, foi quem fez o juramento, representando todos os formandos.

Confira a cerimônia completa AQUI.

Por Paula Lima