Instituições Educacionais se unem em prol do meio ambiente

Por em 14 de fevereiro de 2022

O Governo do Maranhão, por meio da Escola Ambiental do Maranhão e da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), realizou na última na sexta-feira (11), o I Encontro Maranhense da Academia pelo Meio Ambiente.

Promovido em conjunto com as instituições que compõe o Conselho Universitário do Maranhão (Conuni), entre elas, a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), o evento teve como objetivo a integração das ações universitárias em defesa do meio ambiente, especialmente a partir do compartilhamento de boas práticas.

Para o reitor da UEMA, Gustavo Costa, essa foi uma rica oportunidade de conhecer o que as Instituições de Ensino Superior do Estado estão fazendo em relação à política de sustentabilidade e, principalmente, traçar os planos para o futuro.

“Muito mais do que uma consciência pessoal e um compromisso individual, nós todos estamos aqui para demarcar um acordo institucional. A UEMA compromete-se verdadeiramente com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, com a Agenda Ambiental e com este Encontro. A Universidade Estadual, por meio de seus pesquisadoras e pesquisadores, tem uma massiva participação no que refere à produção de conhecimento, desenvolvimento de ações cotidianas e capacidade de se comprometer com o futuro, agindo no presente. É necessário que haja uma consciência ambiental planetária, que nos comprometa não só com a sobrevivência humana, mas também a sobrevivência de todas as espécies”,  frisou Costa.

A Superintendente de Gestão Ambiental da UEMA, Andrea Araújo do Carmo, apresentou as ações da Instituição no que se refere à resolução de problemas socioambientais da IES. E pontou que há um forte desenvolvimento da consciência ecológica na comunidade acadêmica, além do envolvimento dos diferentes setores nessas práticas, pois,  acredita-se ser possível incorporar ações que possam levar à consolidação de hábitos sustentáveis e necessários para uma melhor qualidade de vida e conservação do ambiente.

Realizado no Auditório Terezinha Jansen – Multicenter Sebrae, o evento contou também com a participação de representantes da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), Universidade CEUMA, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA), Secti e da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA).

Por: Walline Alves

Fotos: Wagner