UEMA participa de encontro dos dirigentes municipais de educação

Por em 10 de fevereiro de 2022

O vice-reitor da Universidade Estadual do Maranhão, Walter Canales, a coordenadora Geral do Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet), Ilka Serra e outros gestores da UEMA participaram nesta quinta-feira (10), do Encontro com Dirigentes Municipais de Educação.

O evento foi promovido pela União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), e teve como objetivo apresentar parcerias para 2022.  Segundo o presidente da UNDIME, Marcony Oliveira Pinheiro, a entidade mobiliza os secretários a investirem em uma educação publica de qualidade: “Hoje apresentamos as parcerias firmadas entre os municípios e as instituições de ensino, como é o caso da UEMA, que possui uma vasta gama de formação a oferecer aos municípios”, destacou o Marcony Pinheiro.

Para o vice-reitor da UEMA, Walter Canales o evento também é uma possibilidade de estreitar laços com os dirigentes municipais e de apresentar as oportunidades que a Universidade pode oferecer. “A UEMA sempre trabalhou em uma perspectiva de parceria com os municípios para além dos Campi em que já atua, pois tem como missão conduzir e difundir o conhecimento. Assim esse evento é uma oportunidade de aproximar nossos relacionamentos institucionais e nos colocar a disposição para firmar parcerias para que possamos levar cursos de formação profissional, cursos de capacitação para professores, contribuindo assim na melhoria da qualidade da educação do Maranhão e consequente no desenvolvimento do estado”, disse Walter Caneles.

A coordenadora Geral do Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet), Ilka Serra falou sobre os cursos da Universidade e explicou sobre a parceria com a UNDIME que vai disponibilizar cursos de formação inicial e continuada (FIC) ou qualificação profissional para jovens de 120 municípios. “Por meio de um projeto que temos com o MEC, que é Programa Emprega Mais, serão disponibilizados 4.200 vagas em 6 cursos FIC, profissionalizantes. A ideia desse projeto é que por meio da UEMA, através desses cursos, possamos promover o desenvolvimento local. O que a Universidade puder fazer para auxiliar e para capacitar o estado para se desenvolver, seja por meio de formações em licenciatura, de cursos técnicos e profissionalizantes, de pós graduação, será feito”, destacou Ilka Serra.

Os cursos de formação inicial e continuada (FIC) ou qualificação profissional são organizados para preparar para a vida produtiva e social, promovendo a inserção e reinserção de jovens e trabalhadores no mundo do trabalho.

A parceria da UEMA com a UNDIME irá promover os cursos de assistente administrativo, assistente de recursos humanos, agente de recepção e reservas de meios de hospedagem, auxiliar de manutenção predial, agricultura familiar e recepcionista de evento.

Por Polyanna Bittencourt

Fotos: Edson Costa