Gestores da UEMA recebem homenagem do Núcleo de Acessibilidade da Instituição

Por em 17 de dezembro de 2021

Na oportunidade foram lançados o Glossário de Libras e o e-book “Vivenciando a Educação Inclusiva

O Núcleo de Acessibilidade da Universidade Estadual do Maranhão (NAU) realizou, na manhã desta sexta, 17, evento de homenagem e reconhecimento ao Reitor, Gustavo Costa, vice-reitor, Walter Sant´ana, pró-reitores, coordenadores e assessores da Instituição.

Para o reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa, o conceito de acessibilidade evoluiu muito nos anos e o Núcleo de Acessibilidade da UEMA foi responsável pelo amadurecimento da Instituição em relação a essa fundamental temática para a sociedade.

“Hoje é um dia para falarmos de amor…Por que o NAU, com sua grande e invisível dimensão, pode ser sintetizado como um núcleo de amor. Temos o costume de medir as coisas pelo o que é tangível, mas o que ouvimos e sabemos a respeito do Núcleo de Acessibilidade da UEMA, não há como medir, não há régua que seja capaz de nos dar a proporção desse trabalho abnegado e apaixonado que toda a equipe do Núcleo faz”, destacou o reitor.

“Essa homenagem foi um gesto de profunda generosidade. Mas é a equipe do NAU que, verdadeiramente, merece todas as homenagens e reconhecimentos. Viva o NAU, viva a UEMA, viva o amor”, disse Gustavo Costa.

No ensejo, o professor Gustavo Costa anunciou que foi aprovada nesta semana, durante a reunião do Conselho Universitário da UEMA, uma bolsa que será destinada a pessoas com deficiência, no ano de 2022.

Para a coordenadora do NAU, Marilda Rosa, essa foi uma homenagem singela e verdadeira, em reconhecimento a toda contribuição que os gestores da UEMA prestam ao NAU. “Buscamos combater a discriminação e preconceito (…) e eliminar todas as barreiras de acesso. Nossa trabalho é em busca de universidade acessível e a UEMA já é”, frisou Rosa.

Durante o evento, diversos alunos da UEMA relataram, por meio de vídeo, suas experiências com o NAU e agradeceram os serviços de excelência prestados pela Instituição.

Houve ainda o lançamento do e-book “Vivenciando a Educação Inclusiva”, organizado por Maíra Oliveira e Marilda Rosa, uma produção conjunta com o UemaNet, fruto de duas ofertas de cursos de pós-graduação, além do lançamento do Glossário de Libras, um livro hipermídia, produção do Núcleo. “O NAU está muito além dos muros da UEMA. O Núcleo trabalha numa perspectiva de intervenção de realidade em todo o estado”, disse a Coordenadora Geral do Núcleo de Tecnologias para Educação-UEMAnet, Ilka Serra.

Além do reitor e vice-reitor da UEMA, foram homenageados na solenidade, a Pró-reitora adjunta de graduação, Fabíola de Jesus Soares Santana, o Pró-reitor de Extensão e Assuntos Estudantis, Paulo Catunda, a Coordenadora Geral do Núcleo de Tecnologias para Educação-UEMAnet, Ilka Serra, a Coordenadora Geral do Programa Ensinar, Regina Célia de Castro Pereira e o assessor da Reitoria, Porfírio Candanedo Guerra.

Sobre o NAU

O NAU é um espaço dinâmico e acadêmico que foi criado em 2014, alinhado com a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, e funciona como um espaço pedagógico, no qual é desenvolvido um trabalho voltado para institucionalizar iniciativas concretas que venham garantir condições de acessibilidade para a promoção da inclusão acadêmica, científico-cultural e social dos discentes com deficiência que demandam de apoio educacional especializado do NAU.

O público alvo do Núcleo são alunos da UEMA com deficiência física/paralisia cerebral; surdez; deficiência visual (visão monocular e baixa visão); cegueira; deficiência intelectual; deficiência múltipla; transtorno do espectro autista; e superdotação/altas habilidades.

O NAU objetiva viabilizar condições para expressão plena do potencial do estudante durante o ensino e aprendizagem, garantindo sua inclusão social e acadêmica nesta universidade. O acompanhamento educacional especializado pode ser solicitado por meio de encaminhamento do Coordenador de Curso correspondente para que o estudante preencha a solicitação/triagem ou pelo próprio estudante diretamente no NAU.

A equipe do NAU é composta por psicólogo, fonoaudiólogo, intérpretes de libras, instrutora surda, pedagogo especial, psicopedagogo, brailista, revisor de braile, educador físico adaptado, assistente especializado de aluno, secretário, assistente administrativo.

Por: Walline Alves Guimarães

Fotos: Wagner Souza