UEMA lança o Prêmio ODS UEMA José Oscar de Melo Pereira
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 11 de dezembro de 2021
A Universidade Estadual do Maranhão lançou, nesta quinta (09), o Prêmio ODS UEMA José Oscar de Melo Pereira, que vem demonstrar o compromisso da Universidade com os objetivos de desenvolvimento sustentáveis, reconhecendo publicamente iniciativas de gestão, ensino, pesquisa e extensão, que trabalham ativamente para apoiar a implementação dos ODS na UEMA.
A premiação é promovida pela Assessoria Especializada na Articulação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, Superintendência de Gestão Ambiental e Comissão ODS UEMA, sendo lançado na programação da Semana Acadêmica durante o Simpósio Agenda 2030 e os ODS na UEMA.
De acordo com a Assessora ODS UEMA, Ariadne Enes Rocha, “a iniciativa celebra os sucessos significativos dos docentes, discentes, gestores e suas equipes, representados em quatro categorias: Gestão ODS; Ação de Ensino ODS; Ação de Pesquisa ODS; Ação de Extensão ODS”.
A submissão de ações foram efetuadas por meio do cadastramento pela Plataforma ODS UEMA e avaliados pela Comissão ODS-UEMA, proporcionando para além da premiação, a identificação de atividades e trabalhos elaborados com vínculo aos ODS, contribuindo no processo formativo da comunidade uemiana, auxiliando no seu alinhamento institucional e com o propósito de transformar realidades na sociedade maranhense.
“ODS me remete sempre a criação da AGA. Como eu sempre digo uma decisão muito acertada. Posteriormente, frente a todo o trabalho que a AGA apresentou dentro da nossa Instituição e, devido a importância de reforçar a implantação dos ODS nada mais pertinente do que a criação de um setor próprio para que isso fique bem marcado e para que possa desenvolver melhor essas atividades. E nada melhor do que marcar essa ação, reconhecendo quem está fazendo isso dentro da Universidade. Então, essa premiação vem totalmente ao encontro desse reconhecimento, dessa valorização e de fazer com que estas pessoas se sintam motivadas a continuar nesse caminho”, disse o vice-reitor Walter Canales.
Para o reitor Gustavo Costa, “a premiação é uma forma de reconhecer quem fez e faz e de incentivar, estimular que outros continuem a fazer e que mais tantos outros passem a fazer. Por isso, é que premiamos, por isso distinguimos, por isso usamos um momento como esse desse simpósio de estabelecermos este marco, esse divisor de águas por ser a primeira edição”.
VENCEDORES
Na categoria Gestão ODS foram 3 setores destaque: Pró-reitoria de Planejamento (PROPLAD); Superintendência de Gestão Ambiental (AGA); Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMANet).
Na categoria Ação de Ensino ODS o trabalho premiado foi: XVI Mostra Acadêmica Científica em Ciências Biológicas: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Pacto global na atualidade, sob a coordenação das professoras Eliane Pinheiro Sousa e Andrea Azevedo Cutrim.
Na categoria Ação de Extensão ODS o trabalho premiado foi: Produção de jogos educativos para a preservação ambiental. Responsáveis: Profa.Andrea Azevedo Cutrim e Raissa Nyra da Silva Batista.
Na categoria Ação de Pesquisa ODS o trabalho premiado foi: Alterações histológicas em peixes na avaliação de impactos do lago açu – área de proteção ambiental da baixada maranhense. Responsáveis: Profa.Débora Martins, Ingrid Caroline Moreira Lima, Natália Jovita Pereira, Denise da Silva Sousa, Luis Ivan Dutra da Cruz e Itallo Cristian da Silva de Oliveira.
“Parabenizamos a todos os setores e trabalhos premiados e que possamos continuar com o propósito de incluir, em nossas ações, a Agenda 2030 e os ODS, contribuindo para a formação cidadã e para a mudança de realidades. Que ninguém fique para trás”, destacou a Superintendente de Gestão Ambiental e Presidente da Comissão ODS UEMA, Andrea Araújo do Carmo.
HOMENAGEADO
O Prêmio recebe o nome “José Oscar Melo” em homenagem ao Prof.José Oscar de Melo Pereira, formado em Engenharia Civil e Administração pela UEMA, retornou a Universidade como Assessor da Pró-reitoria de Planejamento, tendo atuado diretamente na elaboração do último Plano de Desenvolvimento Institucional da instituição (2016-2020). Por último, ocupava o cargo de Assessor da reitoria, com funções junto ao gabinete. Foi agraciado com o título de Professor Doutor Honoris Causa, em solenidade ocorrida em 11 de junho de 2019, para homenagear personalidades que se destacaram em suas áreas de atuação profissional pela boa reputação e mérito.
Reconhecido pelo trabalho abnegado, devotado a uma causa nobre, o sacrifício do pessoal em favor do bem comum, a generosa contribuição técnico-profissional e a luta árdua diária em prol de uma instituição que se quer cada vez mais humana.
“Agradeço pela homenagem dedicada a meu pai. Inicio a minha fala sendo contraditória por justos motivos. Falar do meu pai é fácil, porque ele sempre foi muito expressivo, comunicava muito bem as emoções, sentimentos e intenções. Contudo, é muito difícil falar dele conjugando um passado, difícil falar dele e ao concluir saber que não receberei seu abraço afetuoso e não apreciarei a sua expressão de orgulho, reforçada com um doce olhar ou um sorriso no meio. Porém, como invocá-lo é um prazer independente das circunstâncias, o nosso amado José sempre fez questão de nos ensinar valores como respeito, honestidade, lealdade, dignidade e responsabilidade. Ele deixou um legado arraigado em nossos corações, a maior herança, o amor. Foi com esse amor sentido e compartilhado que ele abraçou a UEMA, ofereceu seu melhor, enlaçou pessoas e merecidamente tornou-se imortal, imortalizado pelos ensinamentos, amizade, comprometimento e agora por meio do Prêmio. Obrigada mais uma vez por tamanho respeito e consideração pelo nome dele”, destacou a representante do homenageado, a filha Mayana de Melo Pereira, que se emocionou ao falar do pai.
Para Walter Canales, “José Oscar está vivo, sentimos a presença dele aqui na reitoria, onde ele habitava. Ele está aqui com a gente. E é por isso que ele deve ser lembrado sempre com alegria pelas suas palavras, sorriso e abraço. Não há adjetivos que possam representar o José Oscar, apenas agradecemos a existência dele e podermos ter convivido com ele nesses tempos”.
“Ao receber esta indicação experimentei todos os tipos de pensamentos. O primeiro deles difícil, doloroso é a consciência da ausência e tive aquele estalo da ausência a incomodar. Ele não está aqui. Segundo sentimento, saudade. Como a UEMA ainda precisava muito do Zé Oscar, como nós gostaríamos que ele estivesse aqui. Terceiro sentimento, ele não está ausente, ele está presente. Como disse meu querido Walter. Ele está vivo e ele tem uma história. Quando se pensa em ODS, trazendo para o senso comum, significa dizer nós precisamos servir mais do que sermos servidos. Significa dizer que nós temos que amar os outros de maneira desinteressada, que temos que zelar, cuidar, respeitar e que não basta participar é preciso se comprometer. Dito deste modo me fez muito sentido abraçar essa indicação e dar a esse prêmio o nome José Oscar de Melo Pereira, que enquanto esteve na UEMA e fora dela não fez outra coisa a não ser servir, ser zeloso, cuidadoso, quase meticuloso com todos, com cordialidade, amizade sempre com espírito jovial e alegre. Vou resumir ele numa frase bem pequena e que traduz o que foi e o que ele é e o motivo da premiação levar o seu nome. O Zé, o nosso Zé era um homem bom, simples, basta dizer isso”, realçou o reitor.
A premiação acontecerá anualmente dentro da programação do Simpósio Agenda 2030 e os ODS na UEMA.
Por Paula Lima